Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde oferta 45 diferentes imunobiológicos gratuitamente no SUS 

 

 

As vacinas são um marco na evolução da saúde humana e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), salvam anualmente 3 milhões de pessoas. Para conscientizar a população sobre a importância da imunização e erradicação de doenças infecciosas, o Brasil celebra o Dia Nacional de Vacinação neste 17 de outubro. 

A imunização é o melhor caminho para obter proteção contra doenças imunopreveníveis – capazes de serem evitadas por vacinas. Em 2022, o município aplicou mais de 11 milhões de doses, entre vacinas de rotinas e de campanhas. Apenas na vacinação contra a Covid-19, que ajudou a conter a pandemia, já foram aplicadas na cidade quase 21 milhões de doses desde 2021. 

Em 2023, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) vem ampliando o serviço de imunização, com pontos de vacinação extras e unidades com horários de funcionamento estendidos.  As ações fazem parte do “Vacina Rio”, uma grande mobilização intersetorial para resgatar as coberturas vacinais dos cariocas de todas as idades.

O Brasil é detentor de um dos maiores e mais completos programas de imunização do mundo. Em setembro, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) completou 50 anos e, ao longo deste tempo, instituiu rotinas de vacinação no país que contribuíram para a redução da mortalidade infantil, consequentemente protegendo as crianças de doenças como sarampo e poliomielite. Ao todo, mais de 40 imunobiológicos diferentes são disponibilizados gratuitamente no SUS, inclusive aqueles voltados para pacientes de condições clínicas específicas. 

O Programa oferece vacinas a todas as faixas-etárias e promove campanhas anuais para a atualização da caderneta de vacinação. 

A SMS inaugurou a primeira loja-conceito de vacinação em um shopping, em 8 de outubro deste ano. A unidade está em funcionamento do Park Shopping Campo Grande, na Zona Oeste do estado, e fica aberta durante o horário do centro comercial – de segunda-feira até sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a proposta é levar a outras regiões o modelo semelhante ao do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que oferece imunizações durante toda a semana, em horário estendido. Embora a nova unidade seja localizada dentro de um shopping, as vacinas são oferecidas gratuitamente pelo SUS. 

Com decoração lúdica e cores aconchegantes, o espaço foi pensado para estimular a mente infantil, ao reforçar a desconstrução da ideia de que a vacinação não pode ser um momento divertido. 

A abertura de mais lojas-conceito em outros centros comerciais do Rio de Janeiro continua nos planos da Secretaria Municipal de Saúde. 

 

Onde ser atendido

A vacinação no município acontece nas 238 unidades de atenção primária, nas clínicas da família e centros municipais de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As unidades que têm o horário de funcionamento estendido e funcionam aos sábados podem ser consultadas na plataforma “Onde Ser Atendido”, no site da Prefeitura do Rio. 

O espaço “Vacina Rio”, no ParkShopping Campo Grande também atende para a imunização, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 21h. O shopping está localizado na Estrada do Monteiro, 1200, em Campo Grande. 

Para mais informações e atualizações de pontos extras de vacinação pela cidade, consulte o site da Prefeitura do Rio.