Serviço acontecerá às segundas, quartas e sextas-feiras, somente com hora marcada
A partir da próxima semana, a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) vai retomar parcialmente seu atendimento presencial. Nesta primeira fase, no entanto, estará liberado a dispensa dos recursos ópticos, que incluem a entrega de óculos, bengalas e próteses. O serviço ocorrerá sempre às segundas, quartas e sextas-feiras e será apenas por hora marcada. A própria instituição fará contato com o paciente para agendar.
Seguindo as normas municipais, a Afac suspendeu as atividades no dia 16 de março por conta da COVID-19, uma vez que seu público integra o chamado grupo de risco. Nesse período, porém, foram distribuídos óculos e receitas médicas controladas em caráter emergencial. Também foi traçada uma linha de trabalho em sistema on-line e por contato telefônico – ainda ativos – para prestar assistência aos pacientes mais comprometidos.
Como Centro Especializado em Reabilitação II (CER II) – habilitada no atendimento a deficientes visuais e intelectuais –, a Afac possui hoje 440 pacientes em processo de reabilitação e outros 400 acompanhados em ambulatório. Para não os comprometer, criou-se uma força-tarefa com 32 profissionais voltada para uma nova dinâmica de assistência e, desta forma, foi possível manter a maior parte dos programas. Até o fim do ano, as ações da instituição seguirão o plano de retomada gradual, cujo cumprimento dependerá das normas de saúde e do governo municipal.