PMs estão em diferentes pontos da Zona Oeste e Norte, além da presença na Baixada Fluminense

 

 

A Polícia Militar realizou, na quarta-feira (05), uma ação na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. Em um veículo blindado, as equipes do Comando de Operações Especiais (COE) atuam na área. A comunidade é palco de disputas entre traficantes e milicianos desde o ano passado. Até o momento, prisões e apreensões no local ainda não foram registradas.

A plataforma “Onde Tem Tiroteio” (OTT-RJ) consta que houveram tiros no final da noite de terça-feira (04). Por volta das 23h50, disparos foram ouvidos, mas não houve relatos de feridos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Clínica da Família Lourival Francisco de Oliveira acionou o protocolo de acesso mais seguro e interrompeu seu funcionamento. O Centro Municipal de Saúde Hamilton Land e a Clínica da Família José Neves permanecem atendendo à população, mas suspenderam as atividades externas, como visitas domiciliares. 

Traficantes do Comando Vermelho tentam invadir comunidades dominadas por milicianos e integrantes do Terceiro Comando Puro desde o início do ano, principalmente nas áreas da Zona Oeste, onde os grupos paramilitares têm influência. O objetivo das invasões é expandir os pontos de vendas de drogas no Rio. 

Segundo a Polícia Militar, a Cidade de Deus seria o local selecionado pelo Comando Vermelho para servir como base para a disputa dos dois grupos e “coração dos problemas que acontecem em Jacarepaguá”. Os criminosos têm disputado o domínio da Praça Seca, Muzema, Rio das Pedras, Complexo da Covanca, Gardênia Azul, além dos Morros do Fubá e Campinho, na Zona Norte, locais que têm sido afligidos com a violência constante.  

 

Outras operações 

Ainda nesta quarta-feira (05), na Zona Norte do Rio, aconteceu a operação do 41ª BPM (Irajá) nas comunidades do Trem, Juramento, Az de Ouro, Mata Quatro e Complexo da Pedreira, entre os bairros de Vila Kosmos, Vicente de Carvalho, Anchieta, Guadalupe, Costa Barros, Barros Filho, Coelho Neto e Pavuna. Na região do Juramento, dois suspeitos foram presos em flagrante. Uma pistola 9 mm, drogas e outros materiais foram apreendidos. Também na Zona Norte, atuam equipes do 3º BPM (Méier) no Morro do Juramentinho, em Tomás Coelho. 

Na Zona Oeste, as equipes do 27ºBPM (Santa Cruz) realizam ações nas comunidades do Aço, Antares, Cesarão, Rola I e II e Três Pontes, em Santa Cruz. Na região do Cesarão, dois veículos roubados foram recuperados. 

Na Região Metropolitana, acontece a operação do 7º BPM (São Gonçalo) nas comunidades da Caroba, Morrão, Brejal, Viúva e Zanata, em São Gonçalo. Na ação, dois criminosos foram presos, além de serem apreendidos dois rádios, drogas e uma pistola. Enquanto na Baixada Fluminense, o 24ª BPM (Queimados) está na região do Guandu, em Japeri, onde dois criminosos foram capturados em flagrante e tiveram uma pistola 9 mm, drogas e seis rádios transmissores apreendidos. 

Em meio ao conflito em tantas áreas, a Polícia Militar pede a colaboração da população para identificar criminosos e localizar esconderijos de armas e drogas pelo número 190 ou pelo Dique Denúncia, nos telefones: (21) 98849-6099; (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, além do App Disque Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.