Requalificação do sistema reflete no aumento de passageiros: já são cerca de 80 mil a mais desde dezembro

 

 

Há seis meses, as pistas exclusivas do BRT começaram a contar com um novo colorido. Isso porque, no dia 16 de dezembro de 2022, a Prefeitura do Rio entregou para os cariocas, os primeiros 48 "amarelinhos", como são chamados os carros da nova frota, para rodar no corredor expresso da Transolímpica. Essa medida faz parte da requalificação do sistema BRT, iniciada em 2021, e que já apresenta reflexos positivos na vida da população fluminense, como o aumento do número de passageiros no sistema. Desde dezembro, a MOBI-Rio registrou cerca de 80 mil passageiros transportados a mais diariamente (de 242 mil para 320 mil). Desde que a prefeitura assumiu o sistema, em 2021, número de passageiros aumentou de 150 mil para 320 mil

Com mais ônibus rodando, outra melhoria importante foi a redução nos intervalos das linhas. No corredor Transolímpica, a queda foi de até 42% no horário de pico - passando de 12 minutos para sete de espera. O número de passageiros transportados aumentou 60% só nesse corredor. Em março deste ano, foi a vez do Transcarioca ter 100% da frota renovada. O corredor recebeu 110 novos carros, entre articulados e ônibus tipo padron. Os intervalos diminuíram mais de 50% nos horários de pico e os passageiros transportados aumentaram em 34%. A requalificação do sistema significou para os seus usuários menos tempo de espera, mais rapidez para chegar ao destino, mais conforto no deslocamento e mais qualidade de vida.

Transoeste: dois trechos já receberam a nova frota

O trecho do Transoeste entre Jardim Oceânico e Alvorada (Lote Zero) conta com os novos veículos desde o início do ano, o que garantiu a redução de 75% dos intervalos nos horários de pico (de 12 para 3 minutos de espera). Em abril, os passageiros do BRT que fazem o trajeto Santa Cruz x Campo Grande também foram contemplados com o início da operação dos novos carros na linha 17, que circula no trecho da Avenida Cesário de Melo. Ao todo, 20 ônibus do tipo padron fazem o serviço, o que representa um aumento de 33% na frota dessa linha. As demais linhas do corredor Transoeste receberão a nova frota após o término das obras de reestruturação do pavimento da calha dos articulados. Mesmo assim, o corredor já apresenta um aumento no número diário de passageiros de 26%.

Requalificação do Sistema BRT

No final de 2016, havia cerca de 400 articulados circulando nos três corredores: Transcarioca, Transolímpica e Transoeste. No início da atual gestão, em março de 2021, apenas 120 estavam em condições de rodar, sendo que a maioria em estado extremamente precário. Em março de 2021, o município fez a intervenção no sistema e iniciou a implementação de medidas para a melhoria da qualidade do serviço prestado à população. Houve aumento da oferta de articulados e foram criadas linhas eventuais, batizadas de “Diretão”.

A Prefeitura do Rio comprou no ano passado 561 novos ônibus para requalificação do Sistema BRT. Destes, 291 veículos já foram entregues. A partir de novembro deste ano, até março de 2024, a cidade receberá os outros 270 articulados comprados para atendimento aos corredores Transbrasil e Transoeste – atualmente em obras. A previsão é que o Sistema BRT opere plenamente com seus quatro corredores e com 100% dos ônibus novos no início do próximo ano.

98% das estações do sistema BRT já foram reformadas

A Prefeitura, por meio da Mobi-Rio, já reformou 117 estações do sistema BRT, ou seja, 98%. Entre as melhorias realizadas estão substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas. Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual e reforço na iluminação.