Evento foi promovido em parceria pela Comlurb e a Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens
A Comlurb e a Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens encerraram nesta sexta-feira (25/10) a ação de conscientização contra o descarte irregular de resíduos no Canal das Taxas, no Recreio dos Bandeirantes. O evento foi dividido em dois dias e percorreu as comunidades Vila Amizade e Terreirão, às margens do canal, desde a Avenida Guiomar Novais até a Avenida Gilka Machado. A Companhia contou com seis garis de varrição e dois garis para remoção manual de resíduos em cada um dos dias. O trabalho foi feito com apoio de um caminhão basculante e uma pá mecânica compacta.
Além dos oito garis, o grupo Chegando de Surpresa, grupo composto de garis que tocam e cantam músicas de conscientização, participou, com muita alegria e interação com os moradores. Eles fizeram a distribuição de material gráfico com informações sobre a logística de serviços e coleta porta a porta, ao lado de técnicos da Subprefeitura e voluntários.
(Foto: Divulgação)
A ação é um grito de alerta pela preservação do Canal das Taxas e a importância de a comunidade local não despejar resíduos no seu interior.
Os moradores das duas comunidades não precisam mais levar seus resíduos domiciliares até as caçambas localizadas em pontos estratégicos, já que a Comlurb passou a fazer diariamente a coleta porta a porta na extensão da Av. Canal das Taxas (da 8W até a Gilka Machado) e também nas seguintes vias: Rua do Sol, Rua Treze, Rua Ernesto Trota, Rua Risoleta Neves, Rua Químico Roberto Pinho e Rua Sete mil e Noventa e Quatro, em dois horários, às 9h30 e às 20h30. Os moradores da região também contam, inclusive, com um ecoponto no Terreirão, na Avenida Guiomar de Novaes com Rua Leon Eliachar, para garantir que os moradores possam fazer o descarte correto de seus resíduos.
As duas comunidades contam com coleta domiciliar diária, varrição das ruas em dias alternados, roçada da capa vegetal e remoção mecanizada de lixo público, entulho e bens inservíveis.