“Os Gritos do Silêncio” é apresentado neste domingo (13) a partir da história do casal interpretado por Rafaela Ghelfond e Paulo Ferreira
A peça teatral “Os Gritos do Silêncio” entra em cartaz neste domingo, 13 de abril, no Cine Teatro, no shopping Barra Point. O espetáculo que promete emocionar e provocar reflexões sobre a violência contra a mulher partiu de uma ideia de Aloisio Villar e Bia Villar, pai e filha, e autores da obra. O objetivo é alertar sobre os sinais de um relacionamento abusivo, desde os primeiros indícios até a possibilidade de um feminicídio.
Com os atores Rafaela Ghelfond no papel de Sabrina e Paulo Ferreira como Theo, a história retrata como, no início, o agressor se apresenta como encantador, carismático e envolvente, mas, com o tempo, sua verdadeira face se revela. A peça busca ser um alerta preventivo, especialmente ao ser apresentada paralelamente em escolas, onde os jovens começam a vivenciar seus primeiros relacionamentos. “Temos recebido uma recepção muito amorosa no ambiente escolar e sentimos que conseguimos plantar essa semente no coração de todos, desde alunos até professores”, destaca Rafaela.
Peça está em cartaz neste domingo (13), às 20h. (Foto: Divulgação)
O espetáculo tem como protagonista a personagem Sabrina, uma mulher livre, moderna e cheia de personalidade, que trabalha como digital influencer. No entanto, ao conhecer Theo, ela se deixa envolver por sua doçura inicial e se agarra à esperança de que ele volte a ser aquele homem do começo da relação. “A peça destaca como relacionamentos abusivos se constroem em camadas, mesclando momentos de romance, humor e tensão, exatamente como ocorre na vida real”, observa Paulo.
O enredo também aborda diferentes formas de abuso, além da agressão física, como o abuso emocional, a manipulação financeira e a tentativa de controle da vida da vítima. “O relacionamento abusivo nunca é um só, claro que vemos muito na parte de agredir o outro, mas tem outros tipos muito presentes na vida da mulher em geral. A peça mostra alguns deles”, explica Rafaela.
Curiosamente, Paulo diz que Theo foi inspirado em personagens clássicos da literatura, como Otelo, de William Shakespeare, e Bentinho, de Dom Casmurro, de Machado de Assis – figuras marcadas pelo ciúme e pela insegurança. “Assim como em relações abusivas reais, Theo inicialmente cativa o público, mas aos poucos, revela sua verdadeira face sombria”, completa o intérprete do personagem.
Com planos de turnê pelo Brasil e pelo mundo, o espetáculo promete não apenas emocionar, mas também conscientizar sobre a importância de reconhecer os sinais de um relacionamento abusivo antes que seja tarde demais. A partir do dia 14 de abril, a direção ficará sob responsabilidade de Maria Cristina, que já atuava como diretora de movimento da peça.
Serviço
Data: 13 de abril (domingo - 20h)
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 60 minutos
Gênero: Drama
Local: Cine Teatro - Av. Armando Lombardi, nº 350, 3º Piso (BarraPoint Shopping) Barra da Tijuca
Ingressos entre R$40 e R$80, pelo Sympla