Redação

Em mais uma operação contra crimes ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em ação conjunta com a Comlurb, a Subprefeitura da Zona Norte e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, esvaziou e fechou definitivamente, nesta manhã de quarta-feira (25/08), uma estação de transbordo e transferência de resíduos ao lado do Mercado São Sebastião, na Penha, Zona Norte do Rio.

Entre as irregularidades verificadas pelo Meio Ambiente, e que vinham sendo denunciados pelos comerciantes do Mercado, estão o risco de contaminação dos lençóis freáticos com chorume, a proliferação de vetores (ratos e baratas), mau cheiro, impacto visual, além de sujeira num perímetro onde são comercializados alimentos.

– Tivemos uma luta de muitos meses para, enfim, conseguir fechar definitivamente este local, que colocava a população em risco. Essa é uma importante vitória para o Meio Ambiente do Rio e para a população da Zona Norte – explicou Eduardo Cavaliere, secretário de Meio Ambiente.

O empreendimento pertence à empresa DSL Transportes e Soluções Ambientais Ltda, que já havia sido multada em ocasiões anteriores.

Para evitar risco de risco de contaminação – e até mesmo de explosão – pelo acúmulo de lixo no local, a Prefeitura está esvaziando o lixo restante no galpão. O fechamento da atividade não vai impactar na logística de destinação de resíduos sólidos urbanos, já que existem outros locais apropriados para o recebimento desses materiais, uma vez que a Comlurb opera oficialmente com cinco estações de transferência, que encaminham os resíduos para o Aterro Sanitário de Seropédica.

Francesca Angiolillo (Folhapress)

Quando foram anunciados vencedores do concurso para o primeiro Museu Marítimo do país, no Rio de Janeiro, os escritórios Messina Rivas e Ben-Avid Studio certamente não imaginavam que seu projeto conjunto se veria cercado não só pelas águas da Guanabara mas por um acalorado debate.

Foram 110 estudos preliminares concorrendo, um recorde para para chamadas públicas do IAB-RJ, seção fluminense do Instituto de Arquitetos do Brasil -que foi procurado pela Marinha para o certame, após a experiência bem-sucedida na convocatória para a Estação Antártica Comandante Ferraz, em 2013.

A localização do futuro museu explica parte do apelo: um terreno cercado de águas, em frente à Candelária, na orla retomada pelos cariocas após a demolição do elevado da Perimetral.

Foi também a localização que lançou a primeira âncora da controvérsia, um post no perfil Rio Antigo do Instagram, pouco após a divulgação, no dia 9, dos vencedores. A publicação, que dizia que a proposta vencedora era um "caixote" que ia contra esforços de liberar a vista da baía, teve mais de mil comentários.


Boa parte deles se indignava com a demolição do prédio de ar colonial erguido em 1996 para exposições do ECM -o Espaço Cultural da Marinha, cujas principais atrações são embarcações como o submarino-museu Riachuelo.

O tal edifício, ressalta a Marinha à reportagem, "não atende às necessidades de museu no que tange à conservação do acervo, fluxo, visitação, bem-estar do público, entre outras". O público não quis saber. De pouco valeu que, no post, seu autor, Daniel Sampaio -advogado fundador do Instituto Rio Antigo, que conta ser um amante da história desde a adolescência-, reiterasse que o prédio era um pastiche.

Para Igor de Vetyemy, presidente do IAB-RJ, o que levou quase todos os concorrentes a eliminarem a construção preexistente é que esse é o "gesto óbvio, a melhor maneira de aproveitar o espaço".

"Você não precisa imitar o passado para dialogar com o passado", afirma Vetyemy.

Chamou atenção ainda o tom bairrista que dominou as críticas da postagem, relacionando o resultado à origem paulista do desenho vencedor.
Rodrigo Messina, responsável técnico pelo projeto, é de São Paulo, mas se formou na PUC-RJ. Seu sócio, Francisco Rivas, é argentino, como Martin Benavidez, à frente do escritório parceiro deles no projeto.

Depois de chegar a sugerir um abaixo-assinado contra o concurso, Daniel Sampaio removeu sua postagem. "Fui muito passional. Não vou retirar o que disse, mas acho que o momento é de propor um debate construtivo."

Se a parte relativa ao prédio fake foi logo esquecida por observadores mais informados, o mesmo não se deu quanto às origens do projeto. Ainda que em outra nota. A reação de professores e arquitetos em redes sociais foi se organizando no sentido de dizer que havia, não só no vencedor, mas em vários projetos apresentados, uma influência incômoda da vertente da arquitetura moderna chamada de escola paulista.


Os dedos apontaram sobretudo para o representante mais louvado dessa corrente, Paulo Mendes da Rocha, morto em maio, aos 92 anos. À boca pequena, em grupos de WhatsApp, falou-se até mesmo em plágio do Cais das Artes, projeto inacabado do arquiteto em sua natal Vitória.

Falando à reportagem, Messina, Rivas e Benavidez explicitaram aspectos do projeto que não se desnudam só pelas imagens replicadas nas redes. Respondendo a um extenso programa proposto pela Marinha para o museu, conceberam dois edifícios interligados por uma passarela que remete à de embarque de um navio.

Perto da Candelária, um bloco envidraçado e uma praça fazem a acolhida, "como uma extensão da calçada", relacionando-se com a cidade "quase sem porta", diz Benavidez. No prédio, serviços de uso público, como livraria, auditório e café, que dispensam ingresso.

Passada a ponte, vem o museu de fato, um bloco que ocupa a extensão de 280 m x 17 m da Doca da Alfândega -um molhe de pedra, esse, sim, histórico e a ser preservado.
O edifício se assenta nele sobre pilares, deixando o térreo livre para ver a baía e chegar às embarcações visitáveis. O prédio conforma ainda uma área coberta para expor um tanque, um helicóptero e um avião do acervo do ECM.

O problema de "embarcar" no museu peças enormes se resolve com um elemento comum em portos, uma ponte-rolante, espécie de guindaste para içamento, que "atravessa todo o edifício e tem uma proposta logística e expográfica", diz Messina. Com isso, "você consegue, de repente, expor um barco flutuando no ar."

Nenhum desses aspectos foi analisado nos debates nas redes, que se concentraram em questões formais, como a janela inclinada voltada para o térreo, levando luz ao bloco fechado do museu, solução adotada antes no Cais das Artes.

"A gente usa uma série de referências, com certeza o Cais das Artes é uma delas", diz Messina. "Quando a gente projeta, há um diálogo com aqueles com quem a gente se formou", afirma Benavidez, que trabalhou com Mendes da Rocha em São Paulo.

Para Luiz Fernando Janot, professor da UFRJ e coordenador do concurso, "se apegar a um detalhe de janela inclinada é brincadeira". "Quantos projetos não têm a janela em fita do Palácio Capanema?"

Rodrigo Queiroz, professor de projeto da FAU-USP, postou no Facebook, justapostas, a imagem do projeto vencedor, ressaltando que ele fora escolhido entre 110 inscritos, e uma do Cais das Artes.

Para ele, todos os projetos premiados "ecoam uma solução projetual que marca a identidade da escola paulista". Mas, no caso do primeiro lugar, diz, isso raia o maneirismo, "que é quando a imagem soa quase como citação."

Isto posto, admite que concentrar o programa no píer, resultando numa forma linear que parece tão paulista, era mesmo muito tentador. "É muito difícil você se negar a ser o autor de um objeto de 280 m na baía de Guanabara."

Pedro Mendes da Rocha, filho de Paulo e arquiteto, participou do concurso e comentou na postagem de Queiroz que o projeto vencedor lhe parecia "muito bom". À reportagem, ele naturaliza as semelhanças.

"Confesso que me ocorreu fazer uma janela inclinada. Se a solução é boa, por que não repetir?". E recorda que o pai usou muito uma cobertura em grelha que ele mesmo chamava de "teto da FAU", por evocar os domos de Vilanova Artigas para na FAU-USP.

"Ele dizia que não precisava inventar nada a cada nova demanda", conta Pedro. "Você tem o privilégio de ter o passado, então vai olhar."

Redação

O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Infraestrutura, Jorge Arraes, anunciaram nesta terça-feira (24/08) a retomada das obras do BRT Transbrasil. Ao todo, as intervenções contemplam 26 km de vias e outra novidade será a expansão do VLT até São Cristóvão, onde será construído o Terminal Intermodal Gentileza.

No Terminal Gentileza, os passageiros poderão pegar ônibus alimentadores para diversas regiões da cidade e o VLT para circular no Centro do Rio e chegar à Central do Brasil, Praça XV e Aeroporto Santos Dumont.  O BRT Transbrasil tem demanda estimada em 150 mil pessoas, podendo chegar a 250 mil pessoas transportadas diariamente.

– Vamos concluir agora essa obra que é muito impactante para a cidade. A quantidade de ônibus que chega da Baixada Fluminense ao Centro do Rio é uma loucura. A gente precisa integrar tudo nos terminais do BRT. O trabalhador não precisa pagar outra passagem, chega aqui com conforto, integra com o VLT e vai trabalhar. Temos três corredores já implantados. Agora é terminar essa obra e colocar para funcionar – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Na nova fase das obras, a Prefeitura optou por retomar o projeto inicial com as quatro estações que haviam sido retiradas do escopo. São elas: Guadalupe, Barros Filho, Coelho Neto e Irajá. No total, serão 18 estações e mais 22 intervenções como viadutos e alargamentos de pistas. A Transbrasil contará ainda com três terminais: Margaridas, Missões e Deodoro. Esta última terá duas plataformas superiores de BRT e aumento da capacidade de vagas para as linhas alimentadoras.

– A Transbrasil muda dois aspectos na vida do carioca. Primeiro, o tempo, por se tratar de um corredor exclusivo as pessoas vão ter uma mobilidade muito maior, conseguir se deslocar muito mais rapidamente. Segundo, o impacto no trânsito, porque na medida em que a gente estrutura as linhas alimentadoras nos terminais diminui a quantidade de ônibus para o Centro da cidade, dando mais qualidade de vida para a população,  explicou secretário de Infraestrutura, Jorge Arraes.

Nos primeiros meses da obra, o cronograma dará continuidade à montagem de sete estações (Into, Igrejinha, Fiocruz, Parque Vitória, Ramos, Brás de Pina e Parada de Lucas) que estão em estágio avançado, além da fabricação e posterior colocação de cinco passarelas – Into, Igrejinha, Caju (Passarela 3), Fiocruz (Passarela 6) e Ramos (Passarela 11).

Dois mil novos empregos na cidade

A retomada da obra também vai gerar empregos diretos e indiretos. No ápice dos trabalhos, previsto para janeiro de 2022, cerca de 2.000 pessoas estarão contratadas.

O BRT Transbrasil e o terminal Gentileza vão integrar os transportes públicos, trazendo melhorias ao sistema de transporte coletivo na cidade com a previsão de todo sistema integrado em funcionamento em dezembro de 2023. Para concluir a obra do BRT Transbrasil, serão investidos R$ 361 milhões, financiados pelo Governo Federal, com gasto final estimado em R$ 1,89 bilhão. 

Terminal Intermodal Gentileza

O novo terminal será o ponto de chegada do BRT à região central da cidade no antigo terreno do Gasômetro. Nomeado em homenagem ao Profeta Gentileza, o terminal integrará o sistema do BRT Transbrasil, linhas municipais alimentadoras e o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) – que será estendido em cerca de 700 metros a partir da Rodoviária Novo Rio. O início das obras está previsto para dezembro deste ano.

Folhapress

Por unanimidade, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio determinaram o pagamento de indenização aos familiares do engenheiro Eduardo Marinho de Albuquerque, que morreu quando um trecho da ciclovia Tim Maia desmoronou na zona sul da cidade, em 2016.

Responsáveis pela construção do empreendimento, o Consórcio Contemat-Concrejato terá que pagar R$ 1,3 milhão em indenização por danos morais. A viúva e o filho de Albuquerque receberão cada um R$ 330 mil. Os pais da vítima terão direito a R$ 165 mil cada um. Além disso, cada um dos três irmãos do engenheiro será indenizado em R$110 mil.

A Justiça também determinou que as empresas paguem pensão alimentícia à viúva de Albuquerque até que ela complete 76 anos. Já o filho do casal terá direito à pensão até atingir os 25 anos.

O desabamento de um trecho da ciclovia Tim Maia aconteceu em abril de 2016, matando Albuquerque e Ronaldo Severino da Silva. À época, a polícia indiciou 14 pessoas pelo acidente.
A ciclovia custou R$ 44,7 milhões e foi inaugurada em janeiro de 2016. A Folha mostrou à época que as empresas responsáveis pela construção da ciclovia eram chamadas de forma frequente pela prefeitura justamente para impedir tragédias.

Elas tinham como atribuição identificar áreas de risco em favelas, reforçar a estrutura de viadutos e realizar obras de contenção de encostas. A construção da ciclovia também não contou com o aval do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

"A ciclovia está na área de entorno do morro Dois Irmãos. O projeto deveria ter sido encaminhado para a gente verificar se ele impacta de alguma maneira na visibilidade do morro. Ele não foi encaminhado", disse Clara Paulino à Folha de S.Paulo. Na ocasião, ela estava à frente do gabinete do Iphan no Rio.

Em 2020, a Justiça condenou 15 pessoas pelo desabamento da ciclovia. Duas delas tiveram a pena prescrita por terem mais de 70 anos. Na decisão, o juiz destacou que, ao negligenciarem estudos oceanográficos e costeiros, os réus atuaram para que o crime acontecesse. A Folha de S.Paulo entrou em contato com a Contemat e com a Concrejato, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Redação

No início de julho, a recém fundada Nova Associação de Moradores e Amigos da Cascatinha (NAMAC)  procurou o poder público para solicitar serviços de manutenção e melhorias na comunidade. Troca de lâmpadas pela RioLuz, sanitização de vias e a roçada do extenso canteiro que margeia a Estrada da Cascatinha pela Comlurb foram os principais pedidos. No dia 22 de julho, um mutirão promovido pela Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens reuniu esses dois órgãos e, ainda, funcionários da Fundação Rio Águas e da Fundação Parques e Jardins para vistoriar pontos críticos e avaliar a possibilidade da implantação de uma pracinha na comunidade, que não tem área de lazer.

No encontro com moradores, surgiu a ideia de criação de uma horta comunitária numa área que sofria com descarte irregular de lixo e entulho. Um problema antigo, que já vinha sendo combatido com ações rotineiras da Comlurb.

Assim que os voluntários do Coletivo Nossa Horta conheceram o lugar e foram recebidos pela presidente da associação, Jaqueline Oliveira da Silva, as ideias se conectaram e, em uma semana, a área já estava recebendo o primeiro mutirão de revitalização e plantio.

A iniciativa do Coletivo Nossa Horta tem como objetivo promover ações de educação ambiental, provocar um sentimento de pertencimento aos moradores, sugerir atividades ocupacionais, contribuir com a redução dos índices de ocupação irregular em terrenos ociosos ao mesmo tempo em que promove a inclusão social dos moradores locais. Neste domingo (22/08) foi realizada mais uma ação do Coletivo, na Comunidade Taboinhas, também em Vargem
Grande.

– A criação da horta comunitária da cascatinha mostrou como a união sempre trará resultados mais produtivos, que favorecem o bem comum. A participação das crianças foi o ponto chave dessa mudança. Elas se sentiram incluídas e cheias de alegria junto à natureza, aguardando ansiosas a sonhada pracinha, é preciso olhar as novas gerações e preenchê-las de boas perspectivas – comentou Elaine Parcial da Silva, Permacultora, Agente Popular em Agroecologia e uma das representantes do Coletivo.

– Em nome da associação de moradores amigos da cascatinha, gostaria de agradecer aos moradores e parceiros pelo empenho para buscar cada vez mais melhorias por nossa comunidade, dizer que nem nos meus maiores sonhos imaginei que ficaria tão linda a nossa horta comunitária. Quem vê hoje nem imagina o lixão que um dia foi. É só o começo, o primeiro passo, de muitas coisas que estão por vir, ideias a sair do papel, com persistência, dedicação e fé acontecerá. Precisamos da comunidade unida para que cada vez mais a gente consiga dar passos mais largos. Seguimos na luta! – comemora Jaqueline

– Por meio da Subprefeitura podemos provocar esses encontros e conexões. A parceria do poder público com a sociedade civil e a iniciativa privada sempre resultam em mudanças impactantes em regiões antes abandonadas e maltratadas. Sou um entusiasta no que diz respeito à participação da população na comunicação com o poder público, por isso mantenho o canal de relacionamento da Subprefeitura sempre aberto, seja por telefone ou nos  encontros presenciais, como também nas mídias sociais que vem nos dando um retorno muito positivo – completa o subprefeito Raphael Lima

Redação

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realizou na terça-feira, dia 17, uma operação para coibir a atuação de lava-jatos clandestinos nos bairros de Padre Miguel e Bangu, na Zona Oeste do Rio. Os agentes verificaram denúncias registradas na Central 1746 da Prefeitura do Rio sobre ocupação ilegal de calçadas, falta de alvará de funcionamento, além de furtos de água e energia elétrica.

Durante a ação, foram desmobilizados nove lava-jatos resultando na apreensão de 56 itens pela Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), entre eles um aspirador de pó e dois cones. Equipes da Light removeram seis pontos clandestinos de energia elétrica e funcionários da Zona Oeste Mais Saneamento desligaram oito pontos de furtos de água. Dois estabelecimentos foram notificados pela Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF) por exercício irregular de atividades.

Os agentes percorreram diversos pontos dos bairros, como as ruas Maravilha, Ceres, Maria Estrela, Carangolas, Guaiaca, entre outras. Coordenada pela Subsecretaria de Operações da Seop, a ação contou com apoio do 14º Batalhão de Polícia Militar, do Grupamento Tático Móvel (GTM) da Guarda Municipal e da Comlurb.

A operação contra lava-jatos clandestinos já foi realizada em outros bairros como Jacarepaguá, Freguesia, Taquara, Pechincha, Bento Ribeiro, Rocha Miranda, Cascadura, Turiaçu, Madureira, Benfica e Realengo. Novas ações serão realizadas com foco no combate às ilegalidades.