Começa a vigorar nesta quarta-feira (01/06) o acordo judicial firmado entre a Prefeitura do Rio, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual, que vai possibilitar melhorias do transporte na cidade, sem aumentar o valor das passagens para a população. A Secretaria Municipal de Transportes estabeleceu um plano operacional para regularizar de forma gradual o retorno de linhas prioritárias, de forma a atender todas as regiões da cidade em um prazo de sete meses.

Conforme foi estabelecido no acordo judicial, além da receita da tarifa paga pelos passageiros de R$ 4,05, os consórcios irão receber um valor adicional pelo serviço efetivamente prestado com base no quilômetro rodado. A prefeitura vai atestar a quilometragem rodada por meio de GPS. As linhas que não cumprirem a quilometragem mínima exigida não receberão o pagamento de subsídio.

Nesta primeira semana, a Prefeitura do Rio determinou o retorno das seguintes linhas:

Consórcio Santa Cruz

• 870 – Sepetiba – Santa Cruz
• 871 – Pingo d`Água – Estação Cesarão III (Via Sepetiba)
• 822 – Campo Grande – Corcundinha
• 849 – Campo Grande – Base Aérea de Santa Cruz
• 845 – Cantagalo – Campo Grande

Consórcio Internorte

• 922 – Tubiacanga – Fundão (Via Portuguesa)
• 925 – Rio Galeão – Bancários
• 778 – Pavuna – Cascadura (Via Estrada de Botafogo)

Consórcio Transcarioca

• 881 – Alvorada – Taquara (Via Curicica e Camorim)

Consórcio Intersul

• 014 – Paula Matos – Castelo
• 104 – São Conrado – Rodoviária

Desejo antigo da cidade e, principalmente, dos moradores da Barra da Tijuca, a Prefeitura está retomando o projeto de concessão do transporte aquaviário de passageiros no Rio. Foi publicado no Diário Oficial, no mês passado, o  PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), para que sejam desenvolvidos os estudos técnicos, ambientais, jurídicos e econômicos do projeto.

– Projetos como o transporte aquaviário têm potencial transformador para toda a cidade, pois melhora a qualidade de vida de moradores e trabalhadores, que diariamente precisam transitar nestas localidades. Além disso, contribuirá para o desenvolvimento do turismo na cidade, que gera empregos e renda para a retomada da economia do Rio – explicou o secretário de Infraestrutura, Jorge Arraes.

A Comissão Especial de Parcerias Estratégicas (Cepe) da Secretaria Municipal de Infraestrutura vai selecionar até dois proponentes, que podem se organizar em consórcios. Os interessados terão 30 dias para apresentar seu requerimento de interesse, e os eventuais autorizados terão 120 dias para realizar os estudos.

Com a implantação do sistema, a Prefeitura quer garantir ao cidadão embarcações adequadas, que forneçam conforto e segurança, sem perder de vista condições tarifárias justas e adequadas à realidade operacional e ao passageiro, reduzindo o tempo de deslocamento e melhorando a qualidade de vida urbana. 

Parceria Público-Privada fará a implantação de uma usina solar fotovoltaica

A Prefeitura também acabou de lançar uma consulta pública para o Solário Carioca. Trata-se de uma Parceria Público-Privada (PPP), no modelo de concessão administrativa, para implantação, manutenção e operação de uma Usina Solar Fotovoltaica (UFV) de potência nominal de 5 MW, e que vai funcionar no aterro sanitário de Santa Cruz, atualmente desativado. Entre os compromissos assumidos pela Prefeitura no Plano de Desenvolvimento Sustentável estão a geração de energias renováveis e limpas, além da redução das emissões de carbono.

A consulta pública, que vai até 18 de março, é a primeira etapa do procedimento licitatório. A previsão é que a licitação ocorra ainda neste primeiro semestre. Os interessados devem acessar o link do e-compras.

– O Projeto Solário Carioca vem para marcar a volta da cidade do Rio para a vanguarda das parcerias público-privadas. Esse projeto é um dos pioneiros do país neste modelo de utilização de aterros sanitários desativados para implantação de usinas de geração solar, que contribui para fomento às energias renováveis e à redução de emissões de carbono na cidade – afirmou Jorge Arraes.

O Projeto Solário Carioca contou com apoio da C40 Cities Finance Facility (CFF) no financiamento dos estudos de viabilidade técnica, econômica e jurídica na estruturação da Parceria Público-Privada. O estudo do Solário prevê uma economia de 1.9 milhões/ano aos cofres públicos, e investimentos pela concessão administrativa de R$ 25 a R$ 30 milhões ao longo de 20 anos.

O terreno, localizado em Santa Cruz, zona Oeste da cidade, tem 15 hectares e a previsão é que a usina ocupe cerca de 56% da área, ou seja, 8,4 hectares. A usina vai gerar uma média de mais de 9 MWh/ano de energia.

Na útlima semana, o programa Asfalto Liso chegou aos bairros de Jacarepaguá e Paciência. As equipes começaram o serviço de fresagem na Rua Cândido Benício, na altura da Praça Seca, e na Estrada de Santa Eugênia. Para minimizar o impacto no trânsito, o trabalho é realizado das 21h às 6h.

A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, explica que a abertura de novas frentes do Asfalto Liso faz parte do planejamento do projeto. “Até 2024, o programa vai contemplar 290 vias cariocas. Já estamos em todas as regiões da cidade e, a cada mês, começamos em mais trechos”, diz ela. “Ainda em abril, chegaremos à Rua Hermengarda, no Méier; às ruas Maria Antônia e General Belegarde, no Engenho Novo; e à Avenida Epitácio Pessoa, que passa por Lagoa, Ipanema e Leblon”, acrescenta.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, ressalta a importância do programa. “O Asfalto Liso é aquela transformação completa na via. Não vamos tapar buracos, vamos remover totalmente as camadas de asfalto antigas e colocar uma nova camada de asfalto! Teremos vias completamente recuperadas e as pessoas vão sentir tamanha diferença! Vai ficar incrível”, entusiasma-se.

Os principais equipamentos utilizados nesse tipo de serviço são a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado, a vibroacabadora, que aplica a massa, e os rolos compressores, que compactam e dão o acabamento na superfície do novo pavimento. “O prefeito Eduardo Paes trouxe de volta o Asfalto Liso para atender a uma demanda da população. É um compromisso desta gestão entregar para a cidade vias mais seguras e com melhor trafegabilidade”, afirma Anna Laura.

Passo a passo do Asfalto Liso:

1 - É feito o levantamento topográfico da via, a fim de mapear trecho e áreas a serem trabalhados;

2 - É usada a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado;

3 – Entra em cena a vibroacabadora, que aplica a massa asfáltica para que os rasteleiros espalhem, garantindo um bom acabamento;

4 – Na sequência, os rolos compressores compactam o asfalto e garantem o acabamento da superfície do novo pavimento. Nessa etapa, os tampões da rede de infraestrutura são renivelados;

5 – Por fim, é feita a nova sinalização horizontal da via (pintura de faixas no chão).

O Programa BRT Seguro, criado para reforçar a segurança nas estações, registrou 110 prisões nos primeiros seis meses de atuação da iniciativa, que tem o objetivo de reduzir a criminalidade, a evasão de passagens, a desordem e o vandalismo. As prisões foram realizadas após ocorrências de roubo, furto, importunação sexual, receptação e dano ao patrimônio público durante patrulhamento de rotina ou depois de acionamento pela equipe de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO), no Terminal Alvorada.

– O BRT Seguro é um programa fundamental para a segurança das pessoas que fazem uso das estações. Reduzimos a quantidade de furtos de materiais por meio do patrulhamento preventivo e de prisões de criminosos. Também diminuímos a quantidade de evasões e de danos aos coletivos e estações. É um trabalho que conta com a integração de segurança pública, com policiais militares e guardas municipais – comentou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), o programa conta com patrulhamento fixo em 53 estações nos três corredores (Transcarioca, Transoeste e Transolímpica) e tem disponível um efetivo de cerca de 100 agentes por dia, entre policiais e guardas. Além disso, atua com quatro rondas móveis durante as 24h do dia para pronto emprego no atendimento das ocorrências enviadas pelo CCO e também em apoio aos agentes que atuam no patrulhamento fixo.

O programa conta com patrulhamento fixo em 53 estações nos três corredores (Transcarioca, Transoeste e Transolímpica) – Divulgação

 

As equipes também realizam ações que vão além da segurança pública: 48 auxílios diversos foram feitos a passageiros, como atendimento de pessoas que passaram mal dentro dos ônibus e nas estações, com acionamento de socorro especializado. Lançado no dia 2 de junho pela Prefeitura do Rio, o programa BRT Seguro tem a missão de reforçar o patrulhamento nas estações para oferecer mais segurança aos usuários e evitar atos de criminalidade, de vandalismo e os calotes.

Os policiais militares atuam nas folgas por meio de inscrição no Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS); os guardas municipais atuam por meio de compra de folga em cota extra. Todos os profissionais integrantes do programa passaram por um curso de qualificação para atuar no BRT Seguro, em que compreendem as características do patrulhamento nas estações. Ao todo, 1.700 policiais militares e 970 guardas municipais já participaram do treinamento.

A Mobi-Rio vai retomar o “diretão” Magarça x Alvorada, a partir desta segunda-feira (28/3). O serviço eventual em ônibus urbanos vai rodar nos dias úteis, durante o horário de maior movimento de passageiros, das 4h às 8h e das 16h às 20h, com intervalos de cinco minutos.

Pela manhã, a linha seguirá pela pista exclusiva do BRT em direção ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. À tarde, fará o sentido inverso, partindo da Plataforma C do Alvorada.

O “diretão” Magarça x Alvorada (SE-04) circulou entre abril e julho de 2021. Com o aumento gradual do número de BRTs, o serviço pôde ser descontinuado. Agora, devido ao maior número de passageiros no sistema, a Mobi-Rio decidiu retomar a linha, que vai reforçar a operação no corredor Transoeste, juntamente com os diretões Santa Cruz x Alvorada, Pingo D’Água x Alvorada e Mato Alto x Alvorada.

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Transportes (SMTR), firmou parceria com o aplicativo Quicko – primeiro app de mobilidade urbana 100% brasileiro – para oferecer mais informações sobre a operação dos ônibus na cidade, mudanças no sistema e alertas sobre situações vividas por usuários nos coletivos. O app é gratuito e está disponível para os sistemas IOS e Android.

Pelo aplicativo será possível coletar relatos e produzir informações sobre o comportamento diário dos passageiros do transporte público na cidade do Rio. Os usuários poderão indicar no app se o serviço daquela determinada linha está sendo prestado de forma correta; se o ônibus está atrasado; se há lotação; se o veículo está mal preservado; e até mesmo se as informações sobre a linha estão desatualizadas. Esses dados irão gerar insumos para apoiar a formulação e implementação de políticas públicas de mobilidade que visem a melhoria dos deslocamentos na cidade.

A iniciativa também traz benefícios para o usuário, que, por meio de notificações do aplicativo da Quicko, poderá ser informado pela secretaria sobre eventuais mudanças no sistema, além de receber alertas sobre a situação do transporte público da cidade.

Para a secretária de Transportes do Rio, Maína Celidonio, com a retomada das atividades presenciais e o aumento progressivo do número de passageiros, é importante que se amplie o acesso a informações.

– A interação entre o poder público e os usuários de transporte coletivo será fundamental para a melhoria dos serviços – destacou a secretária.

Segundo a especialista de mobilidade da Quicko Luísa Peixoto, promover a mobilidade urbana de qualidade e para as pessoas deve ser a tônica para tornar  as cidades mais ágeis e inteligentes.

– Tornar as cidades mais fáceis para as pessoas é chave para mudar o comportamento da população e essa parceria com a Secretaria Municipal de Transportes do Rio é um importante passo para a promoção de um transporte mais qualificado e sustentável  no município – disse Luísa.

Primeiro app de mobilidade urbana do Brasil, a Quicko, que já está disponível em oito regiões metropolitanas, informa em tempo real a previsão de chegada das linhas de ônibus, assim como sugestões de rotas mais rápidas e baratas para os usuários do transporte público.