O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, apresentaram, nesta segunda-feira (8/11), no Palácio da Cidade, em Botafogo, o novo modelo a ser adotado para requalificação do sistema BRT. A modalidade, inédita no Brasil, será feita de forma separada, dividida em duas fases: a primeira para a locação de frota, possibilitando a substituição gradativa dos ônibus antigos, e a segunda para a concessão da operação do sistema. O novo formato possibilitará uma melhora do serviço prestado à população, com mais veículos, menos lotação e intervalos menores entre os ônibus.

A publicação do edital de licitação para a locação dos ônibus está prevista para o fim de novembro. Quem vencer a disputa ficará responsável pela aquisição dos novos ônibus e pela inspeção da manutenção a ser realizada pelo operador. O município pagará mensalmente ao locador pela frota disponibilizada durante o período do contrato. Já a licitação para a operação está prevista para acontecer em janeiro de 2022.

– Nós estamos dando uma solução definitiva para a operação adequada do sistema BRT. Esse novo modelo permite à futura concessão da operação uma garantia de um aporte importante ao sistema, com a prefeitura alugando os ônibus, tirando um custo dos operadores. Não tenho dúvida que, com esse novo sistema, vamos trazer mais dignidade e respeito à população que usa transporte público nessa cidade – disse o prefeito Eduardo Paes.

 

515 novos ônibus até 2023

 

O edital de locação de ônibus será dividido em cinco lotes para o aluguel progressivo de mais de 515 novos veículos até 2023, sendo que mais de 150 ônibus articulados já começam a chegar a partir do segundo semestre de 2022 para os corredores Transolímpica e Transcarioca.

 A partir de 2023, chegarão mais de 300 novos coletivos articulados para o Transoeste, após a repavimentação completa da calha e inauguração de novos terminais, e também para o corredor Transbrasil, cujas obras estão em andamento. Nessa fase, chegam ainda cerca de 60 ônibus elétricos, modelo padron, para os serviços que atendem a Avenida Cesário de Melo, no corredor Transoeste, bem como cerca de 20 biarticulados para o Transbrasil.

– Estamos fazendo a reformulação da gestão do BRT. O mais importante é garantir a renovação da frota. A prefeitura vai alugar 515 novos ônibus e também vai remunerar o operador de modo diferente, garantindo que o custo dele será coberto pelo poder público. Além disso, vamos disponibilizar terrenos para que o operador construa sua garagem – afirmou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Além de atrair mais passageiros para o transporte público, a prefeitura pretende tornar o BRT do Rio de Janeiro referência internacional em qualidade do serviço prestado e conforto para os passageiros.

 

Maína apresentou as licitações que serão feitas para requalificar o sistema BRT – Beth Santos/Prefeitura do Rio

 

Tecnologia embarcada

 

Os ônibus contarão com uma série de dispositivos de tecnologia para aumentar a segurança e o conforto para os usuários. Entre as novidades estão telemetria e GPS para análise de desempenho; piloto automático para distanciamento dos veículos à frente; limitador de velocidade por GPS; módulo de segurança e interface com condutor; bloqueador de portas para evitar que os veículos circulem de portas abertas; sistema de alerta de colisão frontal e videomonitoramento.

Estão habilitadas a participar da licitação empresas (brasileiras e estrangeiras) que tenham comprovada experiência técnica, como fabricantes, encarroçadoras, empresas de energia e gestores de ativos. A participação de consórcios é permitida e o critério de escolha será o menor preço. A locação será pelo período de cinco anos, renováveis por igual período.

 

Sustentabilidade

 

Os veículos a diesel que chegam em 2023 já serão compatíveis com a norma ambiental Proconve P-8, equivalente ao Euro-6, que prevê redução de poluentes locais, como o material particulado em 50%, e hidrocarbonetos em 71%, representando enormes ganhos para a saúde.

Os veículos elétricos estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio, que estipula uma substituição de até 20% da frota do sistema de ônibus por veículos zero emissão, até 2030. Com a entrada da frota, o município ainda supera a meta do Planejamento Estratégico de introdução de ônibus elétricos na cidade. A frota prevista já posiciona o Rio como uma das maiores cidades da América Latina em relação à frota zero emissão.

 

Audiência pública

 

Na quarta-feira (17/11), a Secretaria Municipal de Transportes promove na Câmara de Vereadores uma audiência pública sobre a licitação da locação de frota do BRT. Essa é uma das etapas anteriores à publicação do edital de licitação, quando o projeto será mostrado de forma transparente e os eventuais interessados poderão fazer suas sugestões de aperfeiçoamento do certame.

 

Licitação para operação do sistema

 

Em janeiro de 2022, está prevista uma nova licitação para a operação dos serviços do sistema BRT. A concorrência será dividida em três lotes, garantindo múltiplos operadores para diminuir o risco de descontinuidade. Cada um deve ser operado por um concessionário, que terá como atribuições a circulação da frota do respectivo lote, a manutenção dos veículos e a construção das garagens, que serão erguidas em terrenos disponibilizados pela Prefeitura. Até que os vencedores assumam, a prefeitura continuará encarregada pelos serviços do BRT.

A prefeitura optou pelo modelo de contratação separada, com empresas especializadas nas áreas de provisão de frota e concessão da operação, de forma a dividir responsabilidades e aperfeiçoar sua gestão, oferecendo garantias financeiras e incentivos para a melhoria contínua do serviço, além de maior controle dos serviços pelo poder público e flexibilidade em caso de descontinuidade dos serviços. Para isso, a Prefeitura do Rio se inspirou em casos testados com sucesso em outras cidades do mundo, como Londres, Singapura, Bogotá e Santiago.

 

Garagens públicas

 

Para assegurar a competitividade da licitação, a Prefeitura inovou e vai oferecer aos operadores quatro terrenos públicos para a construção de garagens dos BRTs e instalação de infraestrutura, o que possibilitará atrair concorrentes internacionais e de outros estados. Os imóveis ficam na Avenida Cesário de Melo, em Santa Cruz, e próximo à estação Magarça, em Guaratiba – ambos para atender o corredor Transoeste; na Ilha do Fundão, para veículos dos corredores Transcarioca, Transoeste Lote Zero (entre os terminais Alvorada e Jardim Oceânico) e Transbrasil, quando estiver em operação; e em Deodoro, para articulados e biarticulados dos corredores Transolímpica, Transcarioca, Transoeste Lote Zero e Transbrasil.

Dependendo da necessidade, poderá haver remanejamento de frota entre corredores. A garagem da Cesário de Melo será a primeira garagem exclusivamente elétrica do país, recebendo todos os veículos elétricos previsto para o sistema BRT.

 

Novo modelo de bilhetagem

 

Para a reorganização do sistema BRT e do sistema de transporte público coletivo da cidade, a Prefeitura está implantando um novo modelo de gestão, com a contratação, por meio de uma licitação em andamento, de uma prestadora para gerir o sistema de bilhetagem. O concessionário vencedor será responsável pela arrecadação tarifária e pelo repasse das receitas ao município, por meio de uma Câmara de Compensação Tarifária, para o controle e pagamento aos novos operadores. A licitação da Bilhetagem Digital foi lançada em outubro deste ano e os envelopes serão abertos no próximo dia 7 de dezembro.

A partir da assinatura do contrato, a concessionária terá um prazo de seis meses para realizar todas as atividades e procedimentos necessários para o início de operação do sistema de bilhetagem digital, devendo fornecer os novos validadores aos operadores, emitir cartões de transportes e novas mídias aos usuários comuns e aos que têm direito à gratuidade, como QR Codes, disponibilizar a rede de venda, treinar funcionários e realizar os testes necessários.

O início da bilhetagem digital deverá coincidir com o início da nova concessão para operação do BRT, no segundo semestre de 2022.

 

Remuneração dos novos concessionários

 

LOCADOR – O cálculo da remuneração do locador de frota será determinado pela quantidade de veículos disponibilizados, multiplicada pelo valor de aluguel unitário. Os veículos sem condições para a operação não serão considerados.

 

OPERADOR – A remuneração do operador será com base no custo do serviço. Haverá também incentivos ou penalidades, de acordo com o serviço executado, além de incentivos em casos de aumento do número de passageiros. Atualmente, a remuneração do operador é pelo número de passageiros pagantes, gerando competição por passageiros e poucos incentivos para a prestação adequada do serviço. Com o novo modelo de remuneração e os incentivos propostos, a Prefeitura conseguirá maior qualidade e conforto para usuários, redução da pressão sobre a tarifa, redução de exposição ao risco da demanda sobre operadores e maior controle do serviço pelo poder público.

 

Prefeitura no controle

 

Mesmo com a entrada de novas empresas após a licitação da operação do BRT, o planejamento do sistema, o monitoramento e a operação do Centro de Controle Operacional do BRT permanecerão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Transportes, assim como a avaliação dos resultados para a remuneração do serviço prestado.

 

Intervenção do BRT

 

O sistema BRT, que já teve, em seu auge, 384 veículos licenciados, encontra-se sob intervenção da Prefeitura desde março deste ano devido à degradação do serviço que vinha sendo prestado à população. A frota operacional de 297 articulados tinha apenas 120 rodando, em estado extremamente precário. Mesmo com o reforço da manutenção corretiva e de medidas preventivas, o desgaste dos veículos continua sendo o principal problema da atual frota, hoje composta por cerca de 200 ônibus em operação, provocando constantes desfalques e se tornando necessário um reforço na operação do BRT com o aluguel de ônibus comuns para serviços eventuais nos horários de pico da manhã e da tarde.

Como parte das melhorias previstas para o BRT, a Prefeitura planeja reformular algumas das estações mais movimentadas, como Santa Cruz e Curral Falso – ambas em Santa Cruz, além de Pingo D´Água, Magarça e Mato Alto, em Guaratiba. Desde o início da intervenção do BRT, em março deste ano, a Prefeitura já recuperou 37 estações, das 46 que estavam fechadas. As outras nove vão ser reabertas até o fim deste ano. Há previsão ainda de implantação, até 2023, do Terminal Intermodal Gentileza, próximo ao Terminal Rodoviário Novo Rio que fará a ligação intermodal com o VLT, propiciando incremento na demanda dos dois sistemas e trazendo maior conforto aos usuários.

 

Redação

A Prefeitura do Rio, por meio da Intervenção do BRT e da Secretaria Municipal de Transportes, reabriu neste domingo (26/09) 12 estações do BRT na Avenida Cesário de Melo, no corredor Transoeste, totalmente recuperadas, com mais iluminação e seguras. A via, que liga Santa Cruz a Campo Grande, na Zona Oeste, ganhou ainda melhorias no transporte por BRT, com alterações das linhas que atendem os moradores da região e intervalos menores. Cada uma das 12 estações foi reformada ao custo de R$ 400 mil, totalizando R$ 4,8 milhões.

 – O BRT bem operado e sendo utilizado de maneira correta traz dignidade para a população. Antes, o passageiro tinha que pegar um “quentão” todo dia na Avenida das Américas em mão dupla, cheia de acidentes e com muito engarrafamento para chegar ao trabalho. Quando a gente implantou o BRT, a pessoa passou a chegar com mais conforto, em 40/50 minutos daqui de Santa Cruz até a Barra. Isso faz uma grande diferença na vida das pessoas – declarou o prefeito Eduardo Paes.

Em seguida, o prefeito fez um apelo à população

– Tratem com cuidado, preservem, tenham carinho com esse espaço. O sistema BRT ainda vai melhorar muito. Deve demorar um ano e meio para que a gente diga que tem algo digno aqui. Quem acha que isso é pouco tempo é porque não tem noção do processo burocrático que é fazer uma concessão. Vai demorar ainda para ficar perfeito, mas a gente sabe que, a partir de agora, esse corredor da Cesário de Melo vai ter um serviço de qualidade.

Durante o evento, Eduardo Paes embarcou em um BRT da Linha 17 (Santa Cruz x Campo Grande) na estação Cesarão I e foi até a Vilar Carioca, percorrendo cerca de sete quilômetros na pista exclusiva.

 

 

Paes viajou no ônibus BRT por várias estações da Avenida Cesário de Melo – Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

 

Ao todo, 30 ônibus vão fazer os serviços das novas linhas do BRT na região, com capacidade para transportar 1.600 passageiros, por hora, por sentido, nos horários de pico. Os veículos que vão circular nesse trecho terão nova identidade visual para identificar o BRT Cesário. Todas as ações fazem parte da intervenção da Prefeitura no sistema até que a nova licitação do transporte público da cidade seja realizada.

– Devolver o corredor Cesário ao povo da Zona Oeste é um marco importante na retomada do nosso BRT. Foi um trabalho conjunto de várias equipes da Prefeitura e contamos com a ajuda de todos para preservar nossas estações. Vamos em frente porque ainda há muito a ser feito – disse a interventora do BRT, Cláudia Secin.

As 12 estações entregues aos cariocas – Cesarão I, Cesarão II, Vila Paciência, Três Pontes, Júlia Miguel, Parque São Paulo, Cosmos, Icurana, Vilar Carioca, Inhoaíba, São Jorge e Cândido Magalhães – foram fechadas depois de terem sido vandalizadas. A maioria das estações estava inoperante desde 2018.

No projeto de reforma, foi levada em conta a necessidade de minimizar problemas graves no sistema, como depredação e calote, com substituição de painéis e portas de vidros por chapas metálicas vazadas, o que permite uma maior ventilação, fiação embutida e mecanismos das portas blindados.

– Estou muito feliz de estar aqui reabrindo as estações. É com muita satisfação que a gente consegue trazer melhorias para a população. É apenas o começo, vamos reabrir mais 23 estações – afirmou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

As estações recuperadas na Cesário de Melo também se diferenciam pela iluminação de cor azul projetada de dentro para a cobertura externa e o reforço na iluminação interna e externa. A Rioluz instalou, nas vias do entorno e na frente das estações, como parte do programa Luz Maravilha, 730 pontos modernizados para LED e 34 projetores MVM, para gerar mais segurança aos usuários e motoristas.

 

Revisão das linhas

A Prefeitura do Rio também revisou as linhas do BRT que passam na região. A linha experimental LECD 33 (Campo Grande x Santa Cruz) parou de rodar. No mesmo trajeto, com paradas também nas estações reabertas, já está circulando a Linha 17, que tem intervalos menores e funciona das 4h à 0h, todos os dias da semana.

Nesta segunda-feira (27/09), entra em operação a nova Linha 14, também com intervalos menores. Em vez de partir do Terminal Campo Grande, o serviço sairá da estação Santa Eugênia, em Paciência, seguindo até a estação Salvador Allende, no Recreio dos Bandeirantes. A linha vai funcionar nos dias úteis (segunda a sexta-feira), nos horários de pico (4h às 8h e 16h às 20h), com paradas na ida e na volta em todas as estações abertas na Cesário de Melo, a partir da Santa Eugênia, e nas estações Curral Falso, Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende.

 

 

Já foram reabertas 23 das 46 estações do BRT que se encontravam fechadas – Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

 

Com as 12 estações da Cesário de Melo, a Prefeitura do Rio já reabriu 23 das 46 estações encontradas fechadas em março, quando assumiu a gestão do BRT Rio. A reforma das primeiras 11 já entregues custou R$ 4.828.164,71. Em breve, outras sete estações voltarão a funcionar na região: Cesarão III, Cesarinho, 31 de Outubro, Ana Gonzaga, Pina Rangel, Parque Esperança e Prefeito Alim Pedro. E, até o fim de outubro, a previsão é que todas as estações sejam reabertas. O cronograma de entrega das estações foi afetado pela falta de insumos no mercado.

 

Estações terão monitoramento do BRT Seguro 

Uma força-tarefa de vários órgãos da Prefeitura foi utilizada na recuperação do trecho do entorno do BRT. Para garantir segurança, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou uma série de ações na Cesário de Melo no combate a ambulantes ilegais, lava-jatos clandestinos, além de estabelecimentos e feiras irregulares. O corredor também receberá rondas de patrulhamento de agentes do programa BRT Seguro para coibir a criminalidade, o vandalismo e a evasão de passagens.

– O BRT Seguro seguirá fazendo a segurança das estações para prevenção de danos e de episódios de violência, para que o usuário do serviço tenha tranquilidade e segurança para embarcar nos ônibus – afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Para revitalizar a sinalização na área, a CET-Rio instalou sinais na altura da Rua Messias, que vão permitir nova rota de acesso ao Viaduto de Paciência e trazer melhorias à circulação da região. Também recuperou os da estação Cesarão I e Cesarinho, que tiveram os equipamentos vandalizados, e confeccionou, substituiu e reparou 356 placas de trânsito. Além de instalar equipamentos de fiscalização eletrônica, com 20 faixas monitoradas, para coibir a invasão da calha do BRT, avanço de sinal e conversão proibida, motivos de causas de muitos acidentes. Em parceria com a Rioluz, nove câmeras de monitoramento da CET-Rio foram reativadas em conexão com o Centro de Operações Rio (COR), permitindo monitoramento em tempo real do trânsito.

 

Recapeamento da via

A Secretaria de Conservação executou fresagem de 44.730 m2 e recapeou uma área de 45.298 m2, com 5.762 toneladas de massa asfáltica. A Seconserva também recuperou calçadas e rampas de acessibilidade, fez melhorias nos acessos ao viaduto de Paciência e instalou tampas de concreto em bueiros, entre outros serviços.

O trabalho de integração dos órgãos da Prefeitura do Rio foi coordenado pela Subprefeitura da Zona Oeste. Da estação do BRT Curral Falso até a Rodoviária de Campo Grande, a Comlurb realizou varrição, capina, limpeza e lavagem das estações, além da instalação de papeleiras e fechamento de pontos de descartes irregulares de resíduos.

 

Serviço:

  • Linha 17 (Campo Grande x Santa Cruz Parador), todos os dias, das 4h à 0h, ida e volta.

Itinerário: Terminal Campo Grande, Cândido Magalhães, São Jorge, Inhoaíba, Vilar Carioca, Icurana, Cosmos, Parque São Paulo, Júlia Miguel, Santa Eugênia, Três Pontes, Vila Paciência, Cesarão II, Cesarão I, Gastão Rangel, General Olímpio e Terminal Santa Cruz

 

  • Linha 14 (Santa Eugênia x Salvador Allende), de segunda a sexta-feira, das 4h às 8h e das 16h às 20h, ida e volta.

Itinerário: Estação Santa Eugênia, Três Pontes, Vila Paciência, Cesarão II, Cesarão I, Curral Falso, Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende

 

  • LECD 33 (Campo Grande x Santa Cruz): para de funcionar

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Equipe de Intervenção do BRT Rio, lançou na manhã desta segunda-feira (25/10), na estação Cesarão III, o BRT Rosa – ônibus com espaços exclusivos para as mulheres. O projeto-piloto começa pela linha 17 (Campo Grande x Santa Cruz – Parador), que circula na Avenida Cesário de Melo, no corredor Transoeste, em ônibus padron.

– A inauguração do BRT Rosa representa uma conquista, reconhecimento e conforto para as mulheres no transporte público municipal – afirmou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Nesse domingo (24/10), a estação 31 de Outubro foi reaberta e a Cesarão III voltou a funcionar nesta segunda-feira. As duas estações foram totalmente reformadas e são as últimas que faltavam na região, somando 31  entregues à população durante a Intervenção. Outras 10 estações deverão ficar prontas ainda este mês e as cinco restantes, até novembro. No início da intervenção da Prefeitura no BRT, 46 estações estavam fechadas.

– Estamos lançando a semente do BRT Rosa, antiga demanda das mulheres da Zona Oeste. Contamos com a colaboração da população para respeitar o espaço exclusivo das mulheres e preservar as nossas estações – ressaltou a interventora do BRT Rio, Claudia Secin.

São 14 veículos com porta exclusiva para o embarque de mulheres e crianças de até 12 anos nos dias úteis, das 05h às 08h e das 16h às 19h. Tanto a entrada quanto os espaços internos na parte traseira dos ônibus receberam adesivos com informações sobre a área exclusiva.

– Esta é uma conquista importante para garantir uma cidade segura às mulheres. O BRT Rosa é uma das ações para o enfrentamento ao assédio no transporte público e, além disso, faremos campanhas contínuas de sensibilização da sociedade e formação dos profissionais que trabalham nos transportes públicos – disse a secretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

O programa conta com a parceria da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal, da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher e da Subprefeitura da Zona Oeste.

no projeto. As equipes serão mistas, formadas por guardas masculinos e femininos, que irão atuar no horário de exclusividade de espaço para as mulheres, saindo da estação Santa Cruz e do Terminal Campo Grande. O BRT Rio vai trabalhar na organização das filas de embarque e desembarque e também em campanhas educativas. O projeto recebeu o apoio da iniciativa privada, com a doação dos adesivos dos ônibus feita pela Michelin. O BRT Rio sinalizou as estações.

A implementação do BRT Rosa se dará por fases. O projeto foi elaborado em cumprimento ao decreto publicado em 1º de janeiro de 2021, que estabeleceu um plano de ações a serem executadas pela Prefeitura.

 

 

A Guarda Municipal vai disponibilizar um efetivo de 30 agentes para fiscalizar o cumprimento da medida – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

 

 

Os ônibus receberam adesivos com informações sobre a área exclusiva – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A CET-Rio informa que, a partir desta quarta-feira (13/10), o Túnel Engenheiro Luiz Jacques de Moraes, entre São Conrado e Barra da Tijuca, será parcialmente interditado para obras de revitalização de seu revestimento, nos dias úteis, das 12h às 16h.

Para viabilizar a execução dos serviços, uma faixa de rolamento será interditada para posicionamento das máquinas e equipamentos. A outra faixa continuará funcionando normalmente, seguindo em direção à Barra da Tijuca.

Para compensar a perda de capacidade no Túnel Engenheiro Luiz Jacques de Moraes, será antecipado o horário de inversão de sentido do Tablado Superior do Elevado das Bandeiras, que atualmente funciona no sentido São Conrado até as 14h.  A partir da próxima quarta-feira (13/10), o Tablado Superior do Elevado das Bandeiras funcionará no sentido São Conrado até as 12h e no sentido Barra da Tijuca após esse horário.

Equipes da CET-Rio estarão atuando em todo o trecho, tanto no Túnel Engenheiro Luiz Jacques de Moraes quanto nas ações operacionais no Elevado das Bandeiras.

Filipe Oliveira (Folhapress)

A startup Buser, de contratação de viagens rodoviárias pela internet, anunciou nesta quinta (10) ter levantado R$ 700 milhões com investidores. A maior parte dos recursos veio do fundo LGT Lightrock, também investidor de negócios como Creditas e Dr. Consulta. Grupos que já tinham aplicado recursos na startup no passado também participaram da captação, incluindo nomes como Softbank, Monashees, Valor Capital Group, Globo Ventures e Canary.

A Buser diz em nota que irá usar os recursos para diversificação de serviços. A companhia quer avançar na venda de viagens de outras empresas a partir de sua plataforma e avançar no mercado de transporte de cargas dentro de ônibus, no qual passou a atuar em maio. Também prevê negócios em financiamento de ônibus e no transporte urbano.

O marketplace da companhia, Buser Passagens, que foi lançado há seis meses, tem 40 empresas parceiras e transporta 3.000 passageiros por semana. A startup promete investir R$ 1 bilhão nos próximos dois anos e prevê crescer dez vezes até o final de 2022.

A companhia tem como principal fonte de receita o fretamento online de ônibus de empresas parceiras por grupos de consumidores, modelo frequentemente questionado na Justiça por empresas do setor e alvo da fiscalização.

Entre as críticas estão a de que, apesar de as parceiras da Buser terem autorização para fazer viagens fretadas, os serviços contratados a partir da plataforma da empresa não seguem todas as regras exigidas para esse tipo de viagem, entre elas levar e trazer o mesmo grupo de passageiros na ida e na volta.

A companhia também é questionada por não arcar com todas as obrigações que uma empresa com autorização para operar linhas regulares precisa, como manter viagens em horários de menor demanda e dar benefícios para públicos como idosos e pessoas com deficiência.

Em sua nota, a Buser afirma ter comemorado sucessivas vitórias no campo jurídico e regulatório, o que denota que o mercado do transporte coletivo segue o mesmo caminho já percorrido no transporte individual, quando da chegada de aplicativos como Uber e 99.