Redação

Os quase 200 mil servidores do município do Rio de Janeiro receberão, na próxima quarta-feira, dia 7 de julho, metade do 13º salário de 2021, junto com a remuneração de junho. O retorno da antecipação da primeira parcela do 13º, que deixou de ser realizada nos últimos quatro anos, é um dos compromissos da gestão Eduardo Paes que a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento cumpre neste mês de  julho. Além disso, no próximo dia 15, mais de 24 mil servidores com salário bruto de R$ 4.000,01 a R$ 4.700,00 receberão o 13º atrasado de 2020, deixado em aberto pela antiga administração.

– Assumimos a prefeitura em 2021 com apenas 18 milhões em caixa e cerca de R$ 5 bilhões de restos a pagar, valor que incluía os salários de dezembro de 2020 e o 13º não pago aos servidores – diz o Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo. – Esse pagamento de duas folhas a mais com recursos de 2021 só é possível devido ao grande esforço de redução de despesas e aumento das receitas feito por essa administração com responsabilidade e boa gestão.

Com isso, neste mês de julho parte dos servidores receberão três pagamentos: seu salário mensal, a antecipação de metade do 13º do ano de 2021 e a totalidade do 13º salário devido do ano anterior.

O pagamento do benefício devido desde 2020 será feito em 12 faixas de salário. Em agosto, será a vez de mais de 20 mil servidores com vencimento bruto entre R$ 4.700,01 e R$ 5.500,00 receberem os valores vencidos (veja o calendário abaixo). Ao final de 2021, 84% dos servidores que hoje têm o 13º salário de 2020 em aberto terão sido pagos.

Em 2020, apenas 97.547 servidores, com salário bruto de até R$4 mil, receberam o 13º com o orçamento daquele ano — outros 100.024 receberão os valores pagos já com receitas de 2021, somando um total de R$ 936 milhões. Na prática, o orçamento de 2021 sofreu o impacto de 2 folhas salariais a mais, totalizando 15 no ano.

Redação

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou nesta quarta-feira (07/07) do anúncio do segundo empreendimento residencial do Porto Maravilha, um mês depois de o primeiro ter sido lançado. O novo investimento marca a consolidação da Região Portuária como foco do mercado imobiliário em trazer pessoas para morar ao lado do Centro da cidade. Todas as unidades do primeiro foram vendidas em pouco mais de duas semanas.

– Quanto mais a cidade cresce para áreas sem infraestrutura, distantes dos locais de trabalho, pior será essa cidade. Se isso acontecer, as pessoas vão ficar mais tempo dentro dos transportes públicos ou engarrafadas no trânsito. A Prefeitura vai ter que construir mais escolas, postos de saúde, ou seja, o custo com a manutenção aumenta. Aqui você tem uma área no centro da metrópole com toda a infraestrutura do mundo, que tem escola, hospital, posto de saúde, transporte público abundante e de qualidade na porta. A cidade tem que comemorar isso – disse o prefeito.

O empreendimento ficará na esquina das ruas Cordeiro da Graça e Equador, no Santo Cristo. A Cury Construtora comprou por R$ 15 milhões o terreno, de 7.175 m², do fundo de investimento da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), empresa pública do município. Além disso, a construtora teve que desembolsar R$ 21 milhões na compra de Certificados do Potencial Adicional de Construção (Cepacs).

– Sempre focamos para que se tenham lançamentos residenciais aqui nessa região, queremos gente morando no Centro do Rio de Janeiro. Esse é um projeto que sempre dissemos que era viável e possível. Nós vamos priorizar essa região da cidade. Quem topar investir, fazer lançamento e comprar imóvel no Centro da cidade vai ter uma região valorizada pela Prefeitura – afirmou Paes.

Para o presidente Cdurp, Gustavo Guerrante, o Porto Maravilha vive momento de grande retomada de investimentos, fato que não poderia ser melhor para o anúncio de novos empreendimentos.

– Anunciar o segundo residencial em tão pouco tempo após o primeiro é mostrar que o Porto Maravilha, ao contrário do que muitos andam dizendo por aí, não foi um projeto que fracassou. A revitalização que esta região passou e ainda passa com a arte urbana, por exemplo, está longe de ser um fracasso. Muito pelo contrário: é um sucesso. E este sucesso é coroado com o momento que vivemos – comemorou Guerrante.

O segundo residencial da região portuária deverá contar com mais de 700 unidades de um, dois e três quartos, além de um espaço de co-working para moradores com vista para a Baía de Guanabara no último andar. O vice-presidente comercial da Cury Construtora, Leonardo Mesquita, reforça o compromisso em ajudar o Porto Maravilha a atingir um de seus objetivos principais, como um local para se morar perto do trabalho.

– É uma realidade que chegou para ficar.  Acreditamos muito no potencial da região, com mobilidade, lazer e comodidade para seus futuros moradores. Por isso é um prazer anunciar que seremos responsáveis também pelo desenvolvimento do segundo empreendimento residencial do Porto Maravilha – afirmou Leonardo.

No início do mês passado, a Cury Construtora lançou a primeira fase do Rio Wonder, primeiro empreendimento residencial do Porto Maravilha, e vendeu todas as 470 unidades em pouco mais de duas semanas. Com esse sucesso a construtora planeja lançar em breve a segunda fase do projeto.

Redação

A Operação Ralo Limpo 2021 foi lançada segunda-feira (05/07) e, em dois dias, resultou na limpeza e desobstrução de 166 ralos em cinco vias com maior recorrência de alagamentos e bolsões de água na cidade. Ao todo, já foram removidas 5,4 toneladas de resíduos. Coordenada pelo Centro de Operações Rio (COR), a iniciativa é parte do planejamento estratégico para o período chuvoso de novembro a abril, o Plano Verão 21/22.

Com 16 garis e o apoio da Secretaria Municipal de Conservação, a Comlurb limpou 83 ralos na Avenida Presidente Vargas, no Centro; 60 na Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca; 15 na Rua Silva Freire, e oito na Rua Vinte e Quatro de Maio, entre a Alzira Valdetaro e a Gregório Neves, no Engenho Novo. As equipes vão intensificar a limpeza dessas caixas com o objetivo de facilitar o serviço de desobstrução das galerias feito pela Conservação.

O roteiro contemplará 50 vias da cidade até setembro, com base em mapeamento feito pelo Centro de Operações. O trabalho envolve ainda equipes da Rio Águas, da CET-Rio, da Guarda Municipal e de todas as subprefeituras.

A novidade do planejamento deste ano é a antecipação em dois meses do calendário de limpeza, permitindo não só a conclusão do trabalho antes do período chuvoso como o desenvolvimento de projetos e soluções a longo prazo. As operações vão ocorrer em horários alternativos, fora dos períodos de rush, para minimizar os impactos no trânsito.

– O objetivo é investir cada vez mais em ações preventivas. Além de anteciparmos a operação, estamos realizando inspeções em busca de soluções não paliativas para melhorar o escoamento em cada região – ressalta o chefe executivo Bruno Ramos.

A secretária de Conservação, Anna Laura Secco, enfatizou a importância da parceria com o COR e com os outros órgãos da Prefeitura no combate aos alagamentos e bolsões.

– Fazemos, constantemente, manutenção e limpeza dos sistemas de drenagem em vários pontos da cidade. Ações de planejamento, como a Operação Ralo Limpo, são fundamentais para garantir a circulação da população no período mais intenso de chuvas – afirma Anna Laura.

Redação

A CET-Rio montou um esquema especial de tráfego para a final da Copa América, que será disputada neste sábado (10/07), no Maracanã. Para atender às solicitações das forças de segurança, diversas vias no entorno do estádio serão interditadas a partir das 18h:

– Rua  Professor Eurico Rabelo;

– Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Professor Eurico Rabelo;

– Rua Isidro de Figueiredo;

– Rua Conselheiro Olegário;

– Rua Artur Menezes;

– Avenida Professor Manoel de Abreu, sentido Centro, entre a Rua Dona Zulmira e a Avenida Presidente Castelo Branco;

– Avenida Maracanã, ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Mata Machado;

– Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã;

– Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste), sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Avenida Maracanã.

 

 

As intervenções contarão com a participação de operadores de tráfego, entre agentes da CET-Rio, guardas municipais e terceirizados, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, orientar os motoristas e efetuar os bloqueios durante o período do evento. Serão utilizados painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas. Planos semafóricos especiais serão implantados para garantir a fluidez e o Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a área do evento com câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, reboques da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de enguiços e acidentes.

Proibição de estacionamento

O estacionamento de veículos será proibido no dia 10/07 (sábado), das 10h à 1h do dia subsequente, em ambos os lados, das seguintes vias:

– Rua Professor Eurico Rabelo;

– Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Professor Eurico Rabelo;

– Rua Isidro de Figueiredo;

– Rua Conselheiro Olegário;

– Rua Artur Menezes.

 

Rotas alternativas

 

Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:

Provenientes do Centro e Zona Sul

Para a Tijuca: utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;

Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;

Para a região do Grande Méier: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo.

Provenientes do Grande Méier

Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

 

 

Moradores do entorno

 

O acesso de veículos de moradores do entorno imediato ao Maracanã (ruas Professor Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário) será feito, exclusivamente, pela pista da esquerda da Avenida Paula Sousa e Rua Professor Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

 

Recomendações

-Devido à pandemia da Covid-19, não é recomendada a aglomeração de pessoas no entorno do Maracanã;

-Aos motoristas que não necessitem passar pela região, sugere-se a utilização de rotas alternativas para seus trajetos.

Folhapress 

Uma mulher de 70 anos morreu e outras 11 pessoas ficaram feridas no início da noite desta terça-feira (6) em um acidente envolvendo seis veículos em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Segundo informações de testemunhas, um caminhão-guindaste desceu desgovernado a alameda São Boaventura, no bairro Fonseca, e atingiu dois ônibus e três carros que passavam pelo local.

O motorista do caminhão buzinou, supostamente para avisar sobre a falta de freio do veículo, mas não conseguiu evitar a colisão.

Bombeiros e policiais de Niterói e de São Gonçalo passaram a noite e parte da madrugada no local para o socorro das vítimas e o desbloqueio da alameda.

Nas redes sociais, testemunhas divulgaram vídeos do momento do acidente, com o caminhão desgovernado colidindo com os outros veículos.

Segundo a Nittrans (Empresa Municipal Niterói Transporte e Trânsito S/A), o trânsito foi liberado no local às 23h15, com a retirada de um dos ônibus envolvido no acidente. Após a batida, o veículo ficou atravessado na pista.

Os feridos foram levados para o Hospital Estadual Azevedo Lima e dois estão em estado grave.