Polícia do Rio faz operação contra construção irregular
Milicianos podem estar envolvidos
Milicianos podem estar envolvidos
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ordem Pública, lançou nesta segunda-feira (05/07) o programa “Rio em Harmonia”, que visa promover o ordenamento em áreas que possuem forte concentração comercial na cidade. O objetivo é harmonizar os espaços públicos entre o comércio constituído, os ambulantes e os feirantes. A primeira iniciativa será o projeto “Ambulante em Harmonia”, começando pelo bairro de Bonsucesso com o intuito de legalizar e reassentar 179 trabalhadores que atuam no entorno da Praça das Nações.
– Estamos vivendo um momento de muito desemprego, de muita dificuldade. É claro e óbvio que o número de ambulantes pelas ruas da cidade aumentou bastante e queremos preservar essas pessoas que levam o seu sustento para casa. Ao mesmo tempo, a Prefeitura não quer desordem na cidade, quer que as coisas sejam organizadas – disse o prefeito Eduardo Paes, em entrevista concedida em seu gabinete.
Paes ressaltou que Bonsucesso faz parte do plano piloto do programa, que vai chegar a todos os bairros que tenham essa necessidade.
– Cada ambulante receberá a sua barraca, andará uniformizado, e passará a ser uma atividade que não concorre com o comércio formal. Essas pessoas passam a ter dignidade com a sua situação regularizada. A gente respeita esse momento de dificuldade, com as pessoas gerando renda e levando comida para casa por meio do seu trabalho – afirmou o prefeito.
Para a estruturação do “Ambulante em Harmonia”, a Secretaria de Ordem Pública realizou, desde janeiro, um mapeamento dos trabalhadores que atuavam sem autorização no entorno do Centro Comercial de Bonsucesso, incluindo a Praça das Nações, avenida Nova York e as ruas Dona Isabel e Cardoso de Moraes. Esta ação foi feita ao longo de duas semanas em dias e horários alternados para verificar a frequência e a quantidade total de trabalhadores que existiam na área.
Em seguida, os ambulantes foram convocados para regularizar sua situação por meio do cadastramento no sistema da Prefeitura, ação realizada pelas coordenadorias de Controle Urbano (CCU) e de Licenciamento e Fiscalização (CLF), órgãos vinculados à Seop. Para melhor alocação dos trabalhadores, foram feitos estudos dos locais que poderiam ser ocupados de forma a não ter conflitos com lojistas.
– O projeto busca respeitar o comércio ambulante, tratá-lo com dignidade e, ao mesmo tempo, organizar o espaço público para que seja harmônico tanto para os ambulantes quanto para os pedestres e os lojistas. É o poder público dando condições de trabalho para essas pessoas. É um desafio lidar com a desordem que foi instalada nos últimos quatro anos, mas a Prefeitura está olhando para a frente – destacou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Ainda pensando no conceito de harmonização, a Prefeitura também disponibilizou barracas para os ambulantes. Em alguns pontos, serão utilizados modelos verticais que ocupam menos espaço, evitando conflitos com a passagem de pedestres. Além disso, os ambulantes terão avental e cartão que permitirão identificar que eles estão em situação legal.
Os próximos locais a receber o programa “Ambulante em Harmonia” já estão sendo avaliados pela Secretaria de Ordem Pública, em conjunto com as subprefeituras. Os estudos para reordenamento de ambulantes dos centros comerciais de Santa Cruz, na Zona Oeste, e da Cacuia, na Ilha do Governador, na Zona Norte, já foram iniciados.
– Escolhemos o bairro de Bonsucesso para começar porque é uma área de maior densidade do número de ambulantes por metro quadrado, além de ser muito representativa na Zona Norte. É um comércio muito antigo e conseguimos trazer não só a legalidade para os que não tinham licença, como adequar os que estavam lá há muito tempo. É um projeto piloto que será um sucesso em Bonsucesso – declarou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.
Um dos contemplados pela iniciativa da Prefeitura, o ambulante Marcos dos Santos, de 54 anos, não escondeu a alegria por estar legalizado para “levar o pão de cada dia para casa”.
– Foram muitos anos atrás de uma oportunidade para ter uma licença de trabalho. Só tenho que agradecer. Com essa dificuldade financeira que estamos atravessando atualmente, precisamos de um lugar para trabalhar. Eu tinha uma filha especial e, por muitos anos, fui em busca de uma licença. Hoje, depois que Deus a levou, o prefeito vem com essa oportunidade. Que Deus possa abençoar nossa cidade – comentou.
Vítimas moram em Seropédica e São João de Meriti
Gestantes, lactantes e puérperas podem se imunizar nos dias 6, 9 e 14
Ao completar dez anos em 2021, o Procon Carioca comemora a data promovendo ações como a capacitação de toda a equipe e a implementação do Proconsumidor, novo sistema de atendimento, lançado nesta segunda-feira (05/07), que reduzirá o tempo de espera por uma resposta. Isso será possível porque ele reúne todas as empresas cadastradas no consumidor.gov para receber a reclamação eletronicamente. Antigamente a notificação era enviada pelos Correios.
O Proconsumidor é um projeto piloto e inovador, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A previsão é que todo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) migre para essa tecnologia, que será disponibilizada aos demais Procons do país.
Desde a sua criação, o Procon Carioca já registrou 1.289.792 reclamações de consumidores que tiveram problemas com empresas. Para registrar a reclamação, basta acessar um dos canais de atendimento da Central 1746 da prefeitura, o site www.rio.rj.gov.br/proconcarioca ou as mídias sociais do órgão.
Já o Sindec é um sistema que integra o atendimento de 644 Procons, em 958 postos de atendimento no país. O sistema em desenvolvimento é uma evolução do modelo anterior, mais moderno, com o objetivo de trazer maior agilidade na hora de atender as demandas dos cidadãos sobre relações de consumo e já inicia com mais de mil empresas cadastradas.
Essa não é a primeira vez que o Procon Carioca participa da fase piloto de uma ferramenta para auxiliar o dia a dia dos consumidores. Em maio de 2014, os moradores do Rio foram os primeiros a ter acesso à plataforma consumidor.gov.br, contribuindo com a experiência no atendimento eletrônico realizado pela Central 1746.
Segundo o secretário Municipal de Cidadania, Renato Moura, outras ações em benefício dos consumidores estão por vir:
– É fundamental que o órgão acompanhe a evolução tecnológica do mercado e que os dados gerenciais se mantenham transparentes para todo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Além de atender melhor e mais rápido, os relatórios gerados auxiliarão no desenvolvimento de políticas públicas municipais de defesa do consumidor.
Redação
Os Elevados Professor Engenheiro Rufino de Almeida Pizarro e Engenheiro Freyssinet serão parcialmente interditados para serviços de iluminação pública a partir deste domingo (04/07) até 16 de agosto (com exceção das sextas-feiras e dos sábados), das 21h30 às 5h. De acordo com a CET-Rio, será necessário interditar a faixa do lado esquerdo, em ambos os sentidos dos elevados. As interdições serão itinerantes e em trechos menores que 300 metros.
Os desvios serão realizados na própria pista, no trecho com estreitamento.
As intervenções contarão com a participação de operadores de tráfego da CET-Rio, que trabalharão para manter a fluidez, efetuar os bloqueios e orientar os motoristas durante os procedimentos. Sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas.