Folhapress

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), tomou na manhã desta terça-feira (6) a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A imunização foi no quartel do Corpo de Bombeiros de Copacabana, na zona sul da capital fluminense.

Castro tem 42 anos e foi vacinado com o imunizante da Pfizer, segundo informou a assessoria de imprensa do governo do Rio de Janeiro. A vacinação acontece na data destinada a homens com 42 anos na capital do estado, conforme o calendário da Secretaria Municipal de Saúde.

"Vacinei aqui hoje no dia da minha idade e vou vir tomar a segunda dose. É uma emoção viver esse momento. É a esperança de que, em breve, estaremos vivendo a normalidade novamente no estado, país e no mundo", disse Castro.

A Pfizer recomenda que a segunda dose de sua vacina contra a Covid-19 seja aplicada 21 dias após a primeira. Porém, o Ministério da Saúde contrariou a fabricante e a OMS (Organização Mundial da Saúde) e recomendou que a segunda dose do imunizante seja aplicada em um intervalo de três meses (90 dias).

DELTA

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta terça dois novos casos da variante delta, identificada pela primeira vez na Índia. Segundo autoridades sanitárias, os pacientes são um homem de 30 anos e uma mulher de 22 anos, moradores da Baixada Fluminense (Seropédica e São João de Meriti).

Os casos foram anotados nos dias 16 e 17 de junho. Os municípios foram comunicados e estão investigando se são transmissões autóctones, ou seja, ocorridas dentro do estado, ou importadas.

"Elas pegaram há mais de vinte ou trinta dias. Já estão liberadas e passam bem", disse o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Ao completar dez anos em 2021, o Procon Carioca comemora a data promovendo ações como a capacitação de toda a equipe e a implementação do Proconsumidor, novo sistema de atendimento, lançado nesta segunda-feira (05/07), que reduzirá o tempo de espera por uma resposta. Isso será possível porque ele reúne todas as empresas cadastradas no consumidor.gov para receber a reclamação eletronicamente. Antigamente a notificação era enviada pelos Correios.

O Proconsumidor é um projeto piloto e inovador, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A previsão é que todo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) migre para essa tecnologia, que será disponibilizada aos demais Procons do país.

Desde a sua criação, o Procon Carioca já registrou 1.289.792 reclamações de consumidores que tiveram problemas com empresas. Para registrar a reclamação, basta acessar um dos canais de atendimento da Central 1746 da prefeitura, o site www.rio.rj.gov.br/proconcarioca ou as mídias sociais do órgão.

Já o Sindec é um sistema que integra o atendimento de 644 Procons, em 958 postos de atendimento no país. O sistema em desenvolvimento é uma evolução do modelo anterior, mais moderno, com o objetivo de trazer maior agilidade na hora de atender as demandas dos cidadãos sobre relações de consumo e já inicia com mais de mil empresas cadastradas.

Essa não é a primeira vez que o Procon Carioca participa da fase piloto de uma ferramenta para auxiliar o dia a dia dos consumidores. Em maio de 2014, os moradores do Rio foram os primeiros a ter acesso à plataforma consumidor.gov.br, contribuindo com a experiência no atendimento eletrônico realizado pela Central 1746.
Segundo o secretário Municipal de Cidadania, Renato Moura, outras ações em benefício dos consumidores estão por vir:

 – É fundamental que o órgão acompanhe a evolução tecnológica do mercado e que os dados gerenciais se mantenham transparentes para todo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Além de atender melhor e mais rápido, os relatórios gerados auxiliarão no desenvolvimento de políticas públicas municipais de defesa do consumidor.