Unigranrio da Barra cria mestrado em Administração
Aulas serão ministradas à noite, para atender o público-alvo do programa
Aulas serão ministradas à noite, para atender o público-alvo do programa
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, participaram da cerimônia de boas-vindas para os mil novos professores que agora fazem parte da Rede Municipal de Ensino. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (01/12), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Aprovados em concursos públicos realizados em 2016 e 2019, os servidores convocados vêm assumindo progressivamente os postos em salas de aula desde setembro.
– O Brasil, nos últimos anos, virou a nação da descrença no futuro e a situação só não está pior na nossa cidade em razão de a Prefeitura do Rio dispor de um quadro de servidores, especialmente na Educação, que não permite que esse sonho se interrompa. O trabalho de vocês é fundamental. Que vocês possam, acima de tudo, nos devolver a capacidade de sonhar. Sejam muito bem-vindos! – saudou o prefeito Eduardo Paes.
Essa é a primeira convocação de professores da atual gestão, que tem por objetivo ampliar ainda mais o potencial de atendimento da rede no próximo ano. Com esse reforço, a Secretaria Municipal de Educação (SME) conta com um total de 34.667 professores.
– A qualificação desses novos professores tem que ser contínua e para essa tarefa temos a MultiRio e a Escola de Formação de Professores Paulo Freire, entre outros. Além disso, estamos estudando diversas parcerias com outras instituições para valorizar ainda mais o nosso profissional. Vamos mostrar que a Educação no Rio é uma prioridade desta gestão e que a Rede Municipal de Ensino tem estrutura para acolher, acompanhar e ajudar os nossos novos professores nesta trajetória profissional – afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.
Os professores chamados nesta convocação atuam em todas as disciplinas curriculares. E maioria já iniciou o trabalho em sala de aula.
‘Somos um espetáculo como educadores’, diz professora-símbolo
A professora Maria de Nazaré Machado, de 77 anos, foi escolhida como representante da categoria para dar as boas-vindas aos novos profissionais. Com 48 anos de magistério, ela ressaltou que somente por meio da educação é possível mudar o futuro de uma criança.
– A educação é o único caminho exitoso para essa garotada que está hoje sob a nossa responsabilidade. Aqui vai o conselho de uma velha professora de Língua Portuguesa: não esmoreçam nunca! Nossos alunos precisam e merecem. Digo sempre com muito orgulho que somos um espetáculo como educadores e professores – ressaltou, emocionada, Nazaré.
A volta às aulas presenciais só foi possível graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19 na cidade. A professora Sue Ann Costa Clemens, que coordenou os testes do imunizante da Astrazeneca/Oxford no Brasil, foi homenageada na cerimônia pelo prefeito Eduardo Paes e pelo secretário Renan Ferreirinha. A pesquisadora científica tem um carinho especial pela educação, especialmente por ter iniciado sua carreira como professora na rede pública de ensino.
– Estudei em escola municipal e depois dei aulas nos nossos Cieps. Se tive a oportunidade de ajudar a minimizar essa crise na saúde global foi por causa da minha formação, que começou na escola municipal. Tenho a certeza de que a vacina que tomamos nos protege dos casos mais graves e severos de hospitalizações e óbitos. E a vacinação, junto com as medidas de distanciamento e higienização, ajudou a ter uma volta às aulas mais segura – frisou Sue Ann.
O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Ciência e Tecnologia, Willian Coelho, reabriram, nesta segunda-feira (20/12), a Nave do Conhecimento e Museu Cidade Olímpica e Paralímpica, ao lado do Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, Zona Norte. Com ambientes interativos de alta tecnologia, a Nave tem por objetivo incentivar a busca por novos conhecimentos voltados para ciência e esportes, além de dinamizar socialmente as comunidades criando um espaço que estimule a compreensão sobre novas tecnologias de forma democrática.
– É uma alegria muito grande voltar aqui. O secretário de Ciência e Tecnologia trabalhou ao longo deste ano para que pudéssemos devolver para a cidade um equipamento com a qualidade das Naves do Conhecimento. Estamos devolvendo estes equipamentos que, infelizmente, tinham sido abandonados pela gestão anterior. As Naves do Conhecimento integram os diversos legados deixados para a cidade pelos Jogos Olímpicos Rio 2016 – afirmou o prefeito.
A Nave do Engenhão fechou ao público em 2018 e permaneceu inativa durante a pandemia de Covid-19. Desde o início do ano, a Secretaria de Ciência e Tecnologia realizou vistorias, levantamento patrimonial e da situação estrutural das nove Naves do Conhecimento para nova licitação, reestruturação e gestão de todos os equipamentos. Esta foi a primeira Nave do Conhecimento reaberta, outros oito equipamentos idênticos também serão reativados.
Inaugurada em 5 de julho de 2016, durante a segunda gestão do prefeito Eduardo Paes, a Nave do Engenhão oferecerá gratuitamente cursos na área de tecnologia, oficinas, palestras e às inovações tecnológicas. As dependências são espaços multiuso e interativos, que possibilitam pesquisas, visitas virtuais e lazer aos frequentadores. O acesso à internet banda larga é gratuito no local, fruto de uma parceria com a operadora Claro.
– Nossa ideia é transformar as naves em polos de capacitação profissional na área de tecnologia. A sociedade vive um momento no qual o desenvolvimento tecnológico é fundamental. A tecnologia tem um papel essencial no crescimento profissional do indivíduo – afirmou Willian Coelho.
Ambientes tecnológicos
A primeira Nave do Conhecimento foi inaugurada há nove anos. De junho de 2012, data da inauguração em Santa Cruz, até hoje, um total de nove espaços localizados nas zonas Norte e Oeste da capital fluminense foram entregues: Nova Brasília (Complexo do Alemão), Vila Aliança (Bangu), Padre Miguel, Madureira, Irajá, Penha, Triagem e Engenhão.
Um dos principais objetivos do projeto Naves do Conhecimento é implantar na cidade uma rede de unidades que garanta aos cariocas o que existe de mais avançado em termos de cultura digital.
E a Nave do Conhecimento do Engenhão conta com diversos ambientes abordando o tema Esporte e Ciência. O local tem espaço com computadores destinado ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de suporte. Além de uma área infantil dedicada às crianças.
Mesa da Comunidade – um mapa digital que pode ser visto através de uma mesa interativa multitoque permitindo ao usuário navegar por sua região e buscar informações divididas em categorias.
Parede do Conhecimento – uma grande tela interativa multitoque que permite acesso aos aplicativos informativos e educacionais.
Galeria Digital – equipamento multimídia que expõe conteúdos sobre cidadania e sobre a própria comunidade com diversos temas, desde a história da localidade, até aspectos didáticos sobre tecnologia, ecologia, planejamento urbano e conhecimento científico.
Sementes do Amanhã – ambiente que consiste em uma réplica de árvore na qual são gravados e assistidos depoimentos dos visitantes.
Nuvem do Conhecimento – local onde estão disponíveis os conteúdos de todas as Naves do Conhecimento como, arquivos, programas, serviços, perfis e cursos disponíveis no projeto.
Museu Cidade Olímpica e Paralímpica
Além dos diversos cursos e estrutura de aprendizado, a Nave do Engenhão abriga também o Museu Cidade Olímpica e Paralímpica. O espaço tem o esporte como tema principal e conta com ambientes interativos que visam a difundir a história da Olimpíada e da cidade. Exemplares das medalhas dos Jogos Rio 2016, da tocha olímpica e de acessórios que fazem parte da história dos jogos estarão expostos ao público. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 21h; Domingo, das 9h30 às 16h30. E às segundas-feiras e feriados está fechada.
Premiação dos alunos vencedores da Olimpíada Municipal de Ciência e Tecnologia
Durante a reabertura da Nave do Conhecimento, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia realizou a cerimônia de entrega das premiações para os alunos das equipes que se destacaram na primeira edição da Olimpíada Municipal Estudantil de Ciência e Tecnologia. Alunos da Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, na Zona Norte, foram os vencedores com o Projeto Sonhar. O objetivo da competição acadêmica foi incentivar os alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal a identificarem problemas reais da cidade e desenvolverem soluções baseadas em ciência e tecnologia, durante três dias de uma maratona de criatividade, empreendedorismo e inovação.
– O secretário Willian Coelho teve essa iniciativa de criar a Olimpíada de Ciência e Tecnologia, fazendo algo em paralelo com a Olimpíada de Matemática, que fez sua premiação na semana passada, em parceria com a Secretaria de Educação. Parabéns a todos os alunos que participaram, em especial aos que estão foram premiados aqui – disse o prefeito do Rio.
Promovida pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, a disputa aconteceu no formato online, entre os dias 20 e 22 de outubro. Um dos propósitos da Olimpíada foi motivar o ecossistema empreendedor voltado para os jovens estimulando também a criação de startups a partir de desafios expostos nos temas: meio-ambiente, Covid-19 e os impactos na juventude, futuro da educação, direitos humanos, geração de renda e saúde.
– A Olimpíada de Ciência e Tecnologia teve o objetivo de incentivar os alunos da Rede Pública Municipal e trazê-los para a área de tecnologia. É o nosso futuro, um mercando pujante e nós precisamos com que eles despertem a atenção para isso e tenham uma formação na área de TI para ocupar esse mercado de trabalho. Foram três dias de muita criatividade e inovação – declarou Willian Coelho.
Os alunos da Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, na Zona Norte, primeiros colocados na competição, Com Projeto Sonhar, criaram um aplicativo para auxiliar jovens alunos a opinarem sobre o futuro da educação por meio de um game. A segunda colocação ficou com os alunos da Escola Municipal Sobral Pinto, na Praça Seca, Zona Oeste, com o projeto ClassLine. Eles desenvolveram um aplicativo para suprir as dificuldades que os alunos tiveram com o formato das aulas online por conta da Pandemia. A equipe da Escola Municipal Rose Klabin, de Guadalupe, Zona Norte, foi a terceira colocada com o aplicativo Conectando Suburbanos, que conecta os alunos criando comunidades virtuais para debates e palestras sobre temas diversos.
Os critérios de avaliação das soluções apresentadas pelas equipes foram: a sua atratividade, longevidade, potencial, identidade e o quanto a proposta criada pelos alunos impactará em uma comunidade.
– Fico muito feliz de ver o reconhecimento de um projeto que nasceu dentro das nossas escolas e se torna, agora, uma inspiração para outros alunos. O jovem é o protagonista da sua história e queremos incentivá-lo a exercer sua cidadania, desenvolver soluções para sociedade e fortalecer habilidades que serão úteis por toda a vida educacional e profissional, indo muito além do muro das escolas – disse o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, estiveram com a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, Florence Bauer, nesta terça-feira (30/11), na Escola Municipal Jenny Gomes, onde assinaram acordo para ampliar as ações de combate à evasão escolar. A parceria, já em andamento, prevê um conjunto de estratégias que serão implementadas e integradas nos próximos três anos.
– Durante esta pandemia, as escolas precisam ser as primeiras a serem abertas e as últimas a fecharem. Essa parceria com o UNICEF é muito importante. Podem contar com a Prefeitura do Rio para desenvolver projetos e ações. Queremos nossas crianças na escola – destacou o prefeito Eduardo Paes, ao lado também de Marcelo Calero, secretário de Governo e Integridade Pública, e Salvino Oliveira, secretário especial da Juventude.
Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Educação (SME) tem investido na identificação das crianças e adolescentes longe da escola, utilizando a plataforma Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo UNICEF e parceiros. A plataforma permite o registro e o acompanhamento de informações sobre cada estudante, compartilhando as informações entre as equipes de Educação, Saúde e Assistência Social do município.
Segundo o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, no início de outubro, 25 mil estudantes não tinham nenhum tipo de interação com a escola apesar de estarem matriculados. Reconquistar esses alunos é a prioridade neste momento, bem como garantir a matrícula de quem está fora da escola.
– Foi um encontro muito importante para fortalecer a parceria com o UNICEF em prol da busca ativa dos nossos alunos. É o combate à evasão escolar, fazer com que todos os nossos alunos possam voltar para a escola, um local de aprendizagem, acolhimento, alimentação adequada. Temos que resgatar cada aluno que ficou afastado, principalmente por causa da pandemia. E o UNICEF tem papel fundamental nisso por meio da sua plataforma de busca ativa, que tem nos ajudado bastante – afirmou o secretário de Educação.
De acordo com a representante do UNICEF no Brasil, esse é um momento de unir esforços.
– O UNICEF está junto da Prefeitura do Rio, que avançou muito com a reabertura das escolas. Mas temos de continuar com esse esforço de ir atrás de cada criança e adolescente que estão fora da escola. Assim, estamos fortalecendo ainda mais esse esforço de busca ativa escolar. Nesse momento, é fundamental que todo aluno complete o ano até o final e se matricule e esteja de volta em 2022 – destacou Florence Bauer, lembrando que o Rio de Janeiro foi uma das primeiras cidades a reabrir as escolas.
A Escola Municipal Jenny Gomes, onde foi realizada a assinatura da ampliação da parceria, também trabalhou na Busca Ativa por seus alunos ao longo do ano de 2021. Com 404 alunos matriculados, a unidade tinha um total de 88 sem interação com a escola no retorno às aulas. Até hoje, a escola já resgatou 77 alunos e faltam apenas 11 para completar todos os matriculados.
Desde o início do ano, a Prefeitura tem trabalhado pela reabertura segura das escolas e a retomada do direito à educação presencial. O UNICEF, que integra localmente o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid, tem contribuído ativamente na discussão dos protocolos sanitários e nas orientações às famílias.
Parceria pelos próximos três anos
A união entre Prefeitura do Rio e o UNICEF prevê um conjunto de estratégias que deverão ser implementadas e integradas nos próximos três anos. Entre elas, também se destaca a garantia de oportunidades de educação, formação e trabalho para os adolescentes e jovens de 14 a 24 anos mais vulneráveis da cidade, por meio da iniciativa Um Milhão de Oportunidades, que já conta com a parceria da Secretaria Especial da Juventude do Rio.
Na atenção aos primeiros anos de vida, está prevista a implementação das Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), tanto na área da Saúde quanto na Educação infantil. O trabalho de formação dos profissionais já começou, com a adesão da Secretaria Municipal de Saúde e de Educação.
Um encontro do samba com os livros, promovido pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), agitou a arena Paixão de Ler da Secretaria Municipal de Cultura nesta quarta-feira (07/12), na Bienal do Livro. O painel “O Carnaval que queremos” apresentou um panorama sobre uma das festas mais populares do Brasil, em uma conversa com jovens da Rede Municipal de Ensino do Rio sobre a liberdade de expressão poética promovida pelas artes. Os convidados também conversaram sobre o Carnaval como um espaço político de visibilidade do povo carioca.
Logo no começo, os dançarinos Marlon Cruz e Alessandra Holanda provaram que têm samba no pé e apresentaram uma performance da canção “As rosas não falam”, de Cartola. O número foi premiado recentemente em uma competição num programa de TV. O sambista, cantor e compositor da Estação Primeira de Mangueira, Deivid Domênico, defendeu o Carnaval como manifestação da cultura popular brasileira.
— Essa é a festa do povo e a expressão cultural mais democrática que existe porque une pessoas de classes diferentes: o rico e o pobre desfilam na mesma escola, no mesmo bloco. Precisamos discutir o Carnaval para saber a quem serve o Carnaval e para que serve. Eu quero um Carnaval plural, que reúna o país democraticamente na luta e na festa.
No debate, o coreógrafo da comissão de frente do Salgueiro, Patrick Carvalho, lembrou dos carnavais que viveu e do desafio de desenvolver uma sobre a escravidão.
— Hoje nós ainda vivemos em uma senzala. Que venham muitos enredos negros, pretos, para que a gente possa viver mais Carnavais. Esse orgulho que eu tenho de dizer que eu vivo e sobrevivo dele eu me encho de alegria. O Carnaval é a minha cura e a de muitas pessoas.
O artista plástico Vinícius Vaitmann lembrou da importância do Carnaval enquanto fonte de renda de muitas famílias e da possibilidade de termos o retorno da festa no contexto da pandemia.
— As pessoas que não estão envolvidas não sabem que o Carnaval tem uma cadeia imensa de produção, que envolve diversos profissionais que sustentam suas famílias a partir dele. Quando se discute a possibilidade de termos a volta a festa como tínhamos antes, temos que aceitar o que diz a Ciência e entender de que formas podemos desenvolver um Carnaval para todos.
A participação da JUVRio na Bienal do Livro 2021 continuará nesta quarta-feira (08/12). A pasta da Prefeitura do Rio levará novamente para o estande Paixão de Ler o painel “Reflexões sobre o Sistema Prisional”, com o escritor Samuel Lourenço em convidados que vivenciaram realidades dentro e fora do cárcere. Em sua primeira Bienal do Livro, a JUVRio irá bater um papo sincero e aberto sobre diferentes assuntos que impactam a juventude como o sistema prisional, emprego, arte, carnaval, sustentabilidade, literatura e o direito de sonhar, até o domingo (12/12), sempre das 15h às 16h.
O período de matrícula online do ano letivo de 2022 para as unidades escolares da Prefeitura do Rio começa no próximo dia 24. Inicialmente, estarão abertas somente as inscrições para as creches, além das transferências internas. Será necessário fornecer o CPF da criança, que consta na Certidão de Nascimento. Caso ainda não possua CPF, o número pode ser solicitado em locais como Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, Receita Federal do Brasil, unidade dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
Os alunos que já estudam nas unidades da Rede Municipal, inclusive nas creches e EDIs, terão a matrícula renovada automaticamente e não necessitam acessar o site.
Confira o calendário de matrícula:
24 a 30/11: Creches
– Transferência interna e alunos novos
1 a 7/12: Educação especial
– Transferência interna e alunos novos
16 a 21/12: Pré-escola
– Transferência interna
6 a 10/1: Ensino Fundamental e PEJA
– Transferência interna
13 a 17/1: Pré-escola, Ensino Fundamental e PEJA
– Alunos novos