Dezessete crianças e adolescentes visitaram nesta terça-feira (26/10) o BioParque, em São Cristóvão. O passeio marcou o lançamento do Projeto Vivência, que pretende dar oportunidade a famílias vulneráveis de conhecer espaços culturais, artísticos, educativos e científicos. A iniciativa é do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social.

– Nunca! – reagiu Naiara, de 11 anos, ao ser indagada se já tinha feito um passeio como aquele. Ela admirava os macacos e as araras, encantada. Uma das araras estava escondida num arbusto e já tinha colocado um ovo. A espécie põe até três ovos de uma vez.

Essas crianças e adolescentes e suas famílias são atendidos nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) Tijuca, Rinaldo de Lamare (São Conrado), Rosani Cunha (Vila Isabel) e Padre Veloso (Botafogo). Segundo a secretária Laura Carneiro, a meta do projeto Vivência é levar aos passeios usuários de todos os 47 CRAS da Assistência Social, incluindo os idosos.

Também estão sendo marcadas visitas ao Bosque da Barra e à Fundação Planetário, que já desenvolve um trabalho com abrigados pela Prefeitura.

Até a semana passada, ele nunca tinha ouvido falar dessa profissão. Agora, enche a boca para afirmar: “Vou ser paleontólogo!” Era visível o encantamento do garoto de 16 anos no Museu de Ciências da Terra, na Urca, onde um grupo de adolescentes abrigados na rede da Secretaria Municipal de Assistência Social conheceu um dos mais ricos acervos de geologia e de paleontologia da América Latina.

Nos próximos meses, essas visitas se estenderão também para crianças, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade, informou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro. O Museu de Ciências da Terra integra agora a política de difusão da cultura e da ciência entre os assistidos pela Prefeitura do Rio.

Diante do Purussaurus – habitante da Amazônia há oito milhões de anos e considerado o maior dinossauro que já existiu – o futuro estudante da evolução das espécies espantou-se, convidando os colegas de abrigo para juntar-se a ele.

– Olha! Ele ganha do Tiranossauro Rex! – exclamou, referindo-se ao protagonista gigantesco de “Jurassic Park”, do cineasta Steven Spielberg. Os dois monstros não viveram no mesmo período. O Tiranossauro foi extinto há cerca de 60 milhões de anos. Mas os adolescentes ficaram animados com a ideia de um confronto entre os dois: uma ilustração mostrava o Purussaurus dando uma coça no adversário.

– Sei que vou ter que enfiar a cara nos livros pra conseguir – comentou depois o garoto sobre a sua esperança de chegar à faculdade.

Sonhos de futuro povoavam a imaginação dos visitantes: alguns liam as histórias de pesquisadores de campo, outros examinavam atentamente a grande variedade de rochas, faziam perguntas e até teve quem ousou pôr a cabeça dentro da boca de um carnívoro Espinossauro. Dos 13 aos 17 anos, eles nunca tinham ido a um museu.

– Um meteorito de verdade – admirou-se outro adolescente, de 14 anos, tocando no artefato espacial. Seus colegas também quiseram experimentar.

O paleontólogo e coordenador do núcleo de educação do Museu, Rodrigo Machado, despertou tudo isso há dez dias, quando levou uma parte do acervo até a Casa Viva Del Castilho, onde a garotada é assistida. Eles pediram para ver tudo e a visita foi incluída na rota da Secretaria que, há dois meses, iniciou parceria do gênero com a Fundação Planetário.

– Temos o programa Museu em Movimento, que vai aos locais onde as pessoas vivem. Pensamos nas condições que as pessoas têm para chegar ao museu por questões econômicas, por falta de transporte, por não se sentirem pertencentes a um espaço cultural. Então, trabalhamos com inclusão e acessibilidade para minimizar a questão social – explicou ele.

De acordo com a secretária Laura Carneiro, a Assistência Social está ampliando esse projeto de cultura e ciência. Já foram programadas visitas ao Bio Parque do Rio e ao Bosque da Barra, e outras parcerias semelhantes estão em fase de conversação.

 

Confira outras imagens da visita pelas lentes do fotógrafo Fernando Maia/Prefeitura do Rio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As aulas presenciais na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro voltarão a ser obrigatórias a partir do dia 3 de novembro. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (26/10) pelo secretário de Educação, Renan Ferreirinha, na Escola Municipal Calouste Gulbenkian, na Cidade Nova. De acordo com o secretário, a medida está sendo possível graças ao sucesso da campanha de vacinação na cidade e de um preparo de toda a rede municipal que começou o retorno ao ensino presencial em fevereiro deste ano. A rede, recentemente, já tinha passado para o ensino presencial sem rodízio.

– Há 25 mil alunos que não entregaram atividades remotas nesse último bimestre nem retornaram de forma presencial. Nós não vamos ficar de braços cruzados e achar que isso é normal. É muito importante que a gente garanta que todos os nossos alunos tenham acesso à educação e, para isso, a volta da obrigatoriedade das aulas presenciais é um importante passo nessa direção. Lugar de criança é na escola – afirmou Ferreirinha.

O secretário informou ainda que alunos com comorbidades poderão se manter no ensino remoto, mediante apresentação de laudo médico. Algumas ações estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação para ajudar neste momento de retomada das aulas 100% presenciais.

– Nós criamos o programa Reforço Rio, que prevê uma série de ações de reforço escolar para que a gente consiga garantir que nossos alunos aprendam a ler, a escrever, as operações básicas de matemática e todas as disciplinas de maneira adequada. Temos também tutoria entre nossos alunos, formação especializada para os professores e mais tempo de aula para reforço escolar. Além disso, lançamos uma iniciativa inovadora que é o “Tá On”, um programa que conecta universitários com alunos da nossa rede, garantindo assim uma tutoria individualizada, ou seja, um reforço escolar entre quem hoje está cursando uma universidade e quem está na nossa rede precisando de mais apoio – disse o secretário.

Mais informações sobre o Reforço Rio

O programa atende a alunos da rede municipal de ensino e tem como um dos pontos principais o fortalecimento dos tempos de aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Para isso, o Reforço Rio conta com convênios e parcerias com a União, governo do Estado, sociedade civil, empresas privadas, cooperativas, associações de moradores, moradores de comunidades comprovadamente capacitados para tal finalidade e demais entidades voltadas à área da educação.

Mais informações sobre o Tá On

O Projeto Tá On iniciou esta semana as primeiras sessões de tutorias entre alunos das faculdades e da Rede Municipal de Ensino, mas as inscrições seguem abertas até dia 22 de dezembro. Universitários terão a oportunidade de entrar em contato com novas tecnologias educacionais para ajudar estudantes das escolas públicas com conhecimentos de matemática e língua portuguesa que estejam no 9º ano, ou no programa de aceleração, o Carioca II. Ao final, alunos de qualquer curso de graduação ou pós receberão um certificado de participação. Para se inscrever, basta acessar o site liberedu.com.br/tutores/ta-on-seja-um-tutor.

Ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs, a Robótica está presente em vários setores da sociedade. E desperta o interesse de muitos jovens. Recentemente, a Olimpíada Brasileira de Robótica reuniu mais de 160 mil participantes de todo o país, na maior competição sobre o tema em toda a América Latina. E um dos que subiram ao pódio foi o estudante carioca Miguel Peixe, de 14 anos.

- Acreditamos que essa conquista trará diversas oportunidades e abrirá muitas portas no futuro dele! Também acho que a Olimpíada foi uma nova chance para que ele conhecesse a Robótica e a área Maker de uma forma que ele nunca tinha vivenciado – comemora a dona de casa Claudia, mãe de Miguel.

Considerada uma das olimpíadas do conhecimento mais difíceis do Brasil, a OBR é disputada nas modalidades prática e teórica. E instiga os jovens alunos a se aprofundarem em uma tecnologia emergente que tem se tornado elemento praticamente obrigatório nas escolas modernas devido à sua possibilidade de atuação em diversas dimensões.

No caso de Miguel, seu interesse pela Robótica foi despertado no CEL Intercultural School, onde cursa o 9º ano na unidade Norte Shopping.

- Ficamos surpresos com esse desempenho dele, e acreditamos que o que lhe ajudou muito na hora da prova foram as aulas de CEL Maker, como ele mesmo afirmou. Também queríamos agradecer muito ao professor Thiago de Souza, do CEL Maker, que lhe convidou para a prova e lhe ajudou em todas as etapas!

Miguel estuda no CEL, como bolsista de mérito, desde o Ensino Fundamental I. E, segunda a mãe, se esforça muito para manter essa bolsa:

- Por conta de uma comorbidade, ele está estudando os últimos 2 anos em casa, e os professores estão dando muita assistência a ele, por meio de e-mails e durante as aulas. Mas ele ainda quer muito voltar presencialmente ano que vem, para fazer o Ensino Médio. Ele mesmo fala, que o colégio é tudo pra ele – elogia Claudia.

Professor de Robótica no CEL, Thiago Souza se orgulha da conquista de Miguel:

- Ele é um dos nossos alunos mais destacados. Participativo, dedicado aos estudos e de caráter exemplar, Miguel coleciona medalhas conquistadas em olimpíadas do conhecimento, como a OBA e a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes).

Alunos da rede municipal de ensino estão sendo apresentados ao conteúdo da cartilha “Educação animal – ame, cuide e adote”. O material tem orientações para crianças e adolescentes sobre cuidados com os bichos e guarda responsável. A iniciativa faz parte das comemorações pelo Dia dos Animais, celebrado segunda-feira (04/10).

A cartilha, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), tem tiragem de 2.500 exemplares e foi elaborada com linguagem acessível pela professora Gisele Lancates, gerente de educação animal da pasta.

O lançamento dessa cartilha é o primeiro passo do novo programa de educação implantado na secretaria e está no Planejamento Estratégico da cidade (2021-2024). Os livretos serão distribuídos nas unidades escolares para os professores trabalharem pedagogicamente o tema em sala de aula. Num segundo momento, também serão realizados workshops e palestras para a comunidade e escolas privadas.

Banco de Ração

Para garantir a promoção e a proteção da saúde dos animais da cidade foi criado, por meio de decreto, o Banco de Ração. A iniciativa prevê que a Prefeitura fique responsável pelo armazenamento de alimentos recebidos por meio de doações e pela distribuição desse material a ONGs, instituições e sociedades protetoras de animais, além de pessoas portadoras de transtorno de acumulação de bichos.