Redação
Estão abertas as inscrições, até a próxima sexta-feira (20/08), para o novo ciclo de oficinas do Fala, Juventude!, uma ação da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) que acontece em favelas e territórios periféricos da cidade, voltada para jovens de 15 a 29 anos. De forma gratuita, o programa vai capacitar mais 20 jovens em audiovisual. Para participar, basta acessar este link.
As aulas teóricas e práticas para os jovens vão ocorrer na Casa da Juventude da Pavuna, o mais novo equipamento da JUVRio, inaugurado na semana passada. Serão oferecidas oficinas de drone, fotografia, edição de vídeo e produção de eventos, além de uma palestra, em parceria com o Sebrae, sobre institucionalização e formalização ao final do ciclo. Os encontros irão acontecer presencialmente nos dias 20 e 27 de agosto, e nos dias 03 e 10 de setembro, com turmas em dois turnos (manhã e tarde).
O Fala, Juventude! tem a missão de incentivar a instrução desse público e criar um espaço de escuta, troca e diálogo, dando espaço à voz e ações da juventude carioca. Desde que foi lançado, em abril deste ano, já foram capacitados mais de 120 jovens da Cidade de Deus, Rocinha e Lins de Vasconcelos em audiovisual e comunicação em saúde.
A lista dos selecionados será divulgada nas redes sociais da JUVRio (@juvrio no Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e TikTok).
Redação
O prefeito Eduardo Paes e o secretário especial da Juventude, Salvino Oliveira, anunciaram nesta quinta-feira (26/08) o programa Geração Transformadora, que, até 2024, vai impactar 70 mil jovens cariocas, direta e indiretamente. O projeto, lançado no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, vai estimular a população de 14 a 29 anos a ter maior participação nas questões sociais da cidade e também criar soluções na área ambiental.
– Sabemos que a pandemia teve um impacto muito grande no aumento da desigualdade, do desemprego. Mas quando você olha para a população mais jovem, especialmente da periferia, ela foi mais impactada. Temos construído, a partir da criação da Secretaria da Juventude, um conjunto de políticas públicas que entendemos serem necessárias para tirar essas pessoas de uma situação ruim. E quando criamos uma política de participação dos jovens nos temas importantes da cidade, dando uma bolsa, permitimos que novos personagens possam participar desse debate – afirmou o prefeito Eduardo Paes.
O Geração Transformadora surgiu a partir do entendimento da JUVRio de que o acesso de jovens aos espaços de discussão política e os canais de participação precisam ser cada vez mais inclusivos, atrativos e plurais. Por isso, o programa vai transformar os jovens em multiplicadores de direitos da juventude, políticas públicas e sustentabilidade.
O programa está alinhado com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nos quesitos relacionados ao Trabalho Decente e Crescimento Econômico; à Redução das Desigualdades; às Cidades e Comunidades Sustentáveis; e à Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
— Com a criação do programa Geração Transformadora, a JUVRio busca ampliar a participação dos jovens para que eles percebam a importância dos seus atos. A gente deseja que os jovens compreendam a política a partir das estruturas que os cercam. E, assim, saber que, do preço do pãozinho à geração de empregos, eles são afetados por decisões políticas. O jovem precisa estar a par, cobrar medidas do poder público e participar da vida política de forma intensa, propositiva e avaliativa — destacou o secretário da Juventude, Salvino Oliveira.
Os dois primeiros projetos do programa, que vão impactar 12 mil jovens direta e indiretamente até 2024, serão o Laboratório de Inovação para Mediação Sociopolítica (Lab.JUV-Rio) e o Sementes do Amanhã, que vai incentivar o debate e a criação de projetos nas áreas de meio ambiente, clima e sustentabilidade.
O Lab.JUV-Rio é um projeto que busca democratizar o acesso dos jovens aos espaços de debate público e trazê-los para a discussão sobre a cidade que queremos. Os cariocas de 15 a 29 anos vão poder participar de espaços de escuta ativa, virtuais e presenciais para a construção conjunta de ideias que gerem impacto social.
A 1ª edição vai tratar das demandas que estão sendo debatidas mundialmente por meio da Agenda 2030 da ONU. A ideia é apresentar os 17 ODS, que estão divididos de forma equilibrada em três dimensões: social, econômica e ambiental. A duração total do programa é de 60h e a meta é que 900 jovens participem do Lab.JUV-Rio até 2024, cada um recebendo bolsa auxílio.
O Sementes do Amanhã é um projeto de educação ambiental, que vai promover iniciativas lideradas pelos jovens participantes, por meio de um programa de aceleração, com fomento para 15 projetos selecionados. Eles terão que propor soluções para os desafios ambientais que impactam diretamente a comunidade.
O ciclo de formação será de 40h, de encontros virtuais e oficinas práticas presenciais, com a meta de atingir 1.200 jovens até 2024. Além dos encontros e oficinas, o projeto prevê a realização de visitas técnicas a viveiros e hortas, nas quais os participantes poderão conhecer o trabalho de produção de mudas nativas e de alimentos orgânicos, e conhecer as ações de preservação e resiliência realizadas pela Prefeitura do Rio.
– A juventude hoje enxerga a discussão climática no centro da agenda ambiental. Por isso, é muito oportuno colocar em ação um programa que vai tratar especificamente das emergências climáticas, com a formação e capacitação dos jovens dentro desse tema. Isso tudo está alinhado com a visão da Secretaria de Meio Ambiente, estamos à disposição para unir esforços – disse Eduardo Cavaliere, secretário de Meio Ambiente.
As inscrições para as formações das turmas serão disponibilizadas nos canais oficiais de comunicação da JUVRio (@juvrio).
No dia 17 de agosto, às 20h, acontecerá uma aula especial com o prof. Arthur Casa Nova, do cursinho Me Salva!, na plataforma de conteúdos educacionais
Redação
As dificuldades financeiras e os 50% de déficit auditivo jamais desanimaram o jovem Hugo Machado, de 17 anos, em sua implacável busca pelo conhecimento. Morador do Engenho Novo, o mais velho dos três filhos da dona de casa Shirlene Machado acaba de ser aprovado em segundo lugar para o curso de Ciências Contábeis na UERJ.
- Estava conversando com um amigo, quando ele me avisou que tinha saído o resultado. Logo procurei meu nome, a página demorou para carregar. Assim que vi, pensei: ‘será que sou eu mesmo’? Lembrei de todas as questões, tudo o que vi na escola. Tudo o que a gente sonhava e pensava quando entrasse na faculdade veio à tona. Foi uma emoção muito grande, uma experiência sensacional, valeu a pena cada esforço e dedicação – comemora Hugo, que, em 2020, aos 16 anos, foi aprovado no Colégio Naval, mas o déficit auditivo o impediu de ingressar na Marinha.
Aluno do Banco Carioca, programa da Prefeitura do Rio que concede bolsas de estudos integrais ou parciais para pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos, Hugo é muito grato ao CEL Intercultural School, onde estudou do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio:
- O ambiente do CEL me fez aprender muito mais rápido, pois os professores sempre estiveram abertos para dúvida, inclusive fora da matéria. Sempre levava perguntas fora da escola para meus professores, algumas eram nível faculdade, e eles sempre me ajudavam e me motivam. E meus colegas sempre tinham sede por mais conhecimento, e esse networking me impulsionou nos estudos e olimpíadas – agradece o agora universitário.
Durante seus anos escolares, Hugo também colecionou medalhas na OBA (Olimpíada de Astronomia), Olimpíada de Matemática e ainda representou a escola na natação do Intercolegial. Ali ganhou o apelido de Cesar Cielo.
- No CEL aprendi a amar o conhecimento, me desenvolvi na redação, aprimorei o respeito, o cuidado com o meio ambiente e a explorar meus limites. A escola, professores e alunos sempre foram super inclusivos comigo – reconhece.
Dona Shirlene, cujo um dos filhos mais novos é autista, não segura a emoção ao falar da importância do CEL na vida de Hugo:
- Fez um diferencial pra vida inteira. A vida do meu filho foi transformada a partir do CEL. O colégio, que sempre o tratou com excelência, injetou vida, futuro, possibilidade, vontade de vencer, garra, e dinamismo. O resultado que ele conseguiu neste vestibular não tem preço. Ele é estudioso, mas o CEL potencializou infinitamente mais os talentos que ele tinha. Foi como uma mola propulsora na vida do meu filho.
Hugo, que em setembro completa 18 anos, tem muitos sonhos. O maior deles é trabalhar em um banco e, no futuro, empreender ou gerir um fundo de investimento em empresas na área de impacto socioambiental e reinventar o mundo com soluções para o aquecimento global.
Outro sonho do filho mais velho de dona Shirlene é se aperfeiçoar no inglês e fazer intercâmbio no exterior.
Alguém duvida de que ele pode chegar lá?
Redação
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, lançaram a Olimpíada Carioca de Matemática, nesta quarta-feira (11/08), na Escola Municipal Gonçalves Dias, em São Cristóvão. A competição é aberta aos alunos da rede municipal de ensino e, entre outras premiações, vai contemplar não só 40 estudantes com viagens à Disney e à Agência Espacial Americana (Nasa) mas também os professores com uma viagem internacional de capacitação.
Além de ser um preparativo para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a competição tem o propósito de estimular a aprendizagem, engajar, divertir e identificar talentos. E mostrar também aos alunos um caminho para seu desenvolvimento profissional.
– Ferreirinha é um exemplo para vocês (alunos). Estudou na rede municipal, ganhou medalhas em Olimpíadas de Matemática, foi estudar no exterior e hoje comanda a Secretaria de Educação. Precisamos estimular a garotada a sonhar e a pensar grande. A gente quer que os talentos aflorem e construam um futuro melhor. Que vocês possam ser os Ferreirinhas do futuro – disse o prefeito Eduardo Paes.
As inscrições para a Olimpíada Carioca de Matemática (OCM) ficarão abertas de 1º de setembro a 1º de outubro. A primeira fase corresponderá à atividade diagnóstica em rede do 3º bimestre, que já aconteceria para todos os alunos. A segunda fase da OCM será uma prova elaborada em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e ocorrerá no dia 4 de novembro.
A segunda fase será composta por provas de quatro níveis: nível 1 (alunos do 2º e 3º ano); nível 2 (alunos do 4º e 5º ano); nível 3 (alunos do 6º e 7º ano) e nível 4 (alunos do 8º e 9º ano). Cada estudante irá realizar a prova em sua própria escola. Os resultados serão divulgados na primeira quinzena de dezembro.
– Hoje é o Dia do Estudante e vamos premiá-los com esse lançamento. É um dia especial, é algo simbólico até para mim. As Olimpíadas de Matemática já transformaram minha vida quando era estudante da rede pública. Essa iniciativa é para vocês (alunos). Precisamos estimular a aprendizagem, com um processo bacana, divertido e lúdico – afirmou o secretário de Educação.
Haverá premiação especial para as maiores pontuações de cada ano escolar. Os cinco primeiros alunos e as cinco primeiras alunas de cada ano escolar do 6º ao 9º ano vão ganhar uma viagem de exploração científica para a Disney e a Nasa.
Já os 10 primeiros alunos e as 10 primeiras alunas da rede, em cada ano escolar do 2º ao 9º ano, serão premiados com notebook e curso de programação. Os computadores serão doados pelo Instituto XP – entidade de impacto social da XP Inc. Também serão distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa para os participantes com as melhores colocações do 2º ao 9º ano e Carioca II.
O estudante Leonardo Luís, de 13 anos, está ansioso para participar da Olimpíada de Matemática, sua matéria preferida.
– Sempre gostei de matemática e de estudar. Quero ser um dos melhores nesse concurso. Vou estudar mais – ressaltou Leonardo, que cursa o 7º ano na Escola Municipal Gonçalves Dias.
Moradora da comunidade Barreira do Vasco, em São Cristóvão, Laura Cândido, de 14 anos, destacou que essa é uma oportunidade única.
– Gosto de matemática. A premiação estimula a estudar mais, com certeza. Vou brigar para estar entre os melhores alunos – afirmou ela, que está no 9º ano.
A iniciativa também vai premiar os responsáveis pelo ensino. O professor com a maior proporção de alunos premiados por ano escolar e os diretores com o maior número de estudantes vencedores nos anos iniciais e finais vão ganhar uma viagem internacional de formação.
Já a escola com a maior proporção de alunos premiados em cada CRE (em relação ao total de alunos inscritos) receberá um laboratório maker no valor de R$60 mil. Além disso, haverá um prêmio de equidade de gênero com as 100 escolas com menor desigualdade de resultados entre alunas e alunos, selecionadas dentre os 30% maiores resultados da rede, que serão agraciadas com uma placa de reconhecimento.